Festa de Nossa Senhora das Dores é preparada em Caruaru
Caruaru (Sexta-feira, 09-09-2011, Gaudium Press) No próximo dia 15, a cidade de Caruaru – a principal do agreste pernambucano – vai celebrar a data de sua padroeira: Nossa Senhora das Dores.
Várias atividades estão programadas, desde a procissão em homenagem à santa até as missas que serão celebradas de hora em hora.
O tema da festa deste ano é: “Maria, Modelo de Vivência do Amor para os nossos tempos”. A novidade é que as celebrações liturgicas deste ano acontecerão em várias paróquias da cidade já que a Igreja Matriz está em reformas.
A primeira igreja construída na cidade foi para Nossa Senhora da Conceição, mas os caruaruenses se identificaram com a figura de Nossa Senhora das Dores. “Ela se identifica com as dores e o sofrimento da mulher na nossa região”, explicou o padre Bianchi Xavier, pároco da Igreja Matriz. “A primeira paróquia foi criada em 1848”.
O culto a Nossa Senhora das Dores começou em 1921, em um mosteiro na Germânia, mas o dia 15 de setembro foi escolhido em homenagem a ela 18 anos mais tarde, na Itália. A santa deve seu nome às sete dores da Virgem Maria.
Nossa senhora das dores também é padroeira de mais sete cidades em Pernambuco: Aliança, Belém de Maria, Condado, Maraial, Salgadinho, Timbaúba e Triunfo.
Deixe seu comentário