Falece, em Roma, o presidente emérito o PontifÃcio Conselho das Comunicações Sociais (PCCS)
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 05-09-2011, Gaudium Press) No último sábado à noite, em Roma, faleceu o presidente emérito do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) e presidente da Pontifícia Academia da Imaculada Conceição, o cardeal polonês Andrzej Maria Deskur. Em razão deste fatídico evento, o Papa Bento XVI enviou ao arcebispo de Cracóvia, na Polônia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, uma mensagem de pêsames no qual afirmou que Dom Andrzej foi “um dos filhos mais ilustres” da arquidiocese polonesa.
Cardeal Deskur foi um grande amigo de João Paulo II |
“Recordo com ânimo grato a preciosa colaboração por ele prestada por tantas décadas à Santa Sé, a serviço de seis pontífices, dedicando-se especialmente à animação cristã no campo dos meios de comunicação social. Foi um sacerdote pio e zelante que passou sua vida na adesão coerente e generosa da própria vocação”, declarou o pontífice, destacando ainda a profunda amizade que ligava o purpurado ao beato João Paulo II. Cardeal Deskur foi um dos amigos mais íntimos do Papa Wojtyla, que o visitou em um hospital logo após sua eleição ao trono de Pedro.
O Cardeal Deskur nasceu em 29 de fevereiro de 1924 em Sancygniów, na diocese de Kielce, na Polônia. Em Kielce, completou a própria educação escolar. Entrou no seminário de Cracóvia em novembro de 1949, época em que conheceu o jovem Karol Wojtyla. Depois da ordenação sacerdotal em 1950, continuou sua formação acadêmica em Friburgo, na Suíça. Por motivos políticos não pôde voltar para a Polônia, por isto desenvolveu sua atividade pastoral na França e na Suíça.
Em setembro de 1952, Dom Andrzej foi chamado a Roma para servir à Santa Sé na Secretaria de Estado Vaticano. Durante este período, exerceu o cargo de sub-secretário da Pontifícia Comissão para a Cinematografia, o rádio e a Televisão (1954-1964); e de secretário do Secretariado preparatório para a Imprensa e o Espetáculo do Concílio Ecumênico Vaticano II (1960-1962). Também fez parte das comissões conciliares para os Bispos, para o Clero, para os Leigos, para a Imprensa e para o Espetáculo.
Em 1973. Cardeal Deskur foi nomeado presidente das Pontifícias Comissões para as Comunicações Sociais, atualmente denomindado Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS). Em 30 de junho de 1974, foi ordenado bispo com a sede episcopal titular de Tene, recebendo em 1980 o título de arcebispo.
No consistório de 25 de maio de 1985, foi criado cardeal por João Paulo II, com o título de São Cesário em Palatio. Entrou no colégio cardinalício como único cardeal em cadeira de rodas por causa de um derrame que o acometeu pouco antes da eleição do Cardeal Karol Wojtyla que lhe fez uma visita logo depois do fim do conclave. Mesmo tendo sido eleito há pouco tempo, João Paulo II fez sua primeira saída do Vaticano. Foi uma grande surpresa para o Vaticano que na época não estava ainda acostumado com as diversas saídas do pontífice do Palácio Apostólico.
O cardeal levou sua específica contribuição a numerosos congressos e reuniões de estudo e de profissionais da imprensa e do rádio, televisão e cinema, visitando cerca de setenta países dos cinco continentes, sendo promotor da estação “Radio Veritas” para os países da Ásia e da Oceania .
Deixe seu comentário