Gaudium news > Arcebispo de São Paulo envia mensagem pela comemoração da Dedicação da Catedral da Sé

Arcebispo de São Paulo envia mensagem pela comemoração da Dedicação da Catedral da Sé

São Paulo (Segunda-feira, 05-09-2011, Gaudium Press) A Arquidiocese de São Paulo celebra nesta segunda-feira, 5 de setembro, o 47º aniversário de Dedicação da Catedral Metropolitana da Sé a Nossa Senhora de Assunção. Com o intuito de conclamar os fiéis à participação da cerimônia em homenagem a data o arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, publicou na última semana uma mensagem em que explica mais detalhadamente o que seja a dedicação e o objetivo das comemorações.

catedral.jpg
Catedral foi dedicada a Nossa Senhora de Assunção em 5 de setembro de 1954

No início da missiva, o arcebispo de São Paulo comenta que em todo o dia 5 de setembro comemora-se o aniversário de Dedicação da catedral com o intuito de “expressar, com uma riqueza muita grande de simbolismos, o significado daquilo que somos nós mesmos enquanto Igreja de Cristo, formada de ‘pedras vivas’, conforme a bela expressão de São Pedro (cf 1Pd 2,5)”.

De acordo com Dom Odilo, a solenidade de Dedicação diz muito daquilo que é a própria igreja, guiada pelos seus bispos, com a ajuda dos padres. “As muitas paróquias e comunidades de fé, que se reúnem em cada lugar de nossa Arquidiocese, estão unidas entre si por um laço profundo de fé, esperança e caridade e pela relação comum com seu bispo, sucessor dos Apóstolos, que as mantém unidas e as confirma no caminho de Jesus Cristo. Assim acontece em cada diocese”, afirma o Cardeal de São Paulo.

Conforme o purpurado, a Catedral é a igreja-símbolo dessa comunhão e unidade dos fiéis em torno de Cristo, congregada em torno de bispo e dos seus padres. Neste sentido, a solenidade de Dedicação deve ser celebrada na própria Catedral da Sé “e, com o grau de ‘festa’ em todas as outras igrejas da Arquidiocese, com tudo o que isso significa para a Liturgia”, declara.

Dom Odilo diz ainda que a solenidade é uma ocasião “para agradecer a Deus pelos evangelizadores, que edificaram a Igreja em São Paulo ao longo de quase cinco séculos, desde o Pe. Nóbrega, o Beato José de Anchieta e seus companheiros, até os nossos dias. É também o momento de pedirmos a Deus a graça de sermos ‘novos evangelizadores’ ardorosos, para continuar honrando a glória de Deus nesta cidade”.

Ao final de sua mensagem, o arcebispo faz uma saudação, pedindo que o aniversário da Dedicação da Catedral Nossa Senhora da Assunção “frutifique em abundantes bênçãos de Deus para todo o povo de São Paulo”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas