Dom Bruno Gamberini morre aos 61 anos
Dom Bruno era arcebispo de Campinas desde 2004 |
Campinas (Segunda-feira, 29-08-2011, Gaudium Press) Dom Bruno Gamberini faleceu às 15hs deste domingo (28) no Hospital Bandeirantes em São Paulo. O prelado estava com 61 anos e enfrentava problemas renais crônicos que provocaram falência múltipla de órgãos.
Na última terça-feira, Dom Bruno havia sido internado no Hospital Celso Pierro, em Campinas após um hemorragia disgestiva alta. Durante o período de internação, sofreu uma crise compulsiva e os médicos optaram por transferi-lo para a capital paulista onde seria acompanhado por médicos especialistas em doenças do rim.
Desde a última sexta-feira, Dom Bruno estava internado na UTI do Hospital Bandeirantes e neste domingo, seu quadro de saúde piorou provocando a falência múltipla de órgãos.
O corpo do arcebispo metropolitano de Campinas, está sendo velado nesta segunda-feira na Catedral Metropolitana de Campinas.
Durante o dia acontecerão celebrações eucarísticas na Catedral Metropolitana de Campinas. Durante sete dias todas as igrejas da arquidiocese também rezarão missas em memória de Dom Bruno Gamberini. A celebração exequial e sepultamento serão nesta terça-feira (30), às 10h, na Cripta da Catedral.
As atividades acadêmicas e administrativas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), no Colégio de Aplicação Pio XII e no Hospital e Maternidade Celso Pierro foram suspensas nesta segunda-feira por causa da morte do arcebispo. Dom Bruno era Grão-Chanceler da universidade. A suspensão das atividades estende-se ainda à Sociedade Campineira de Educação. No Hospital Celso Pierro os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos. Foi decretado luto oficial na cidade por sete dias.
A doença de Dom Bruno
O arcebispo metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini, foi internado pela terceira vez em dois meses na noite de terça-feira (23) após uma hemorragia digestiva alta. Ele foi encaminhado à Unidade Coronária do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas. Na sexta-feira (26), Dom Bruno foi transferido para o Hospital Bandeirantes, em São Paulo, para ter acompanhamento de médicos especialistas em doenças do rim.
No dia 17 de agosto, Dom Bruno Gamberini teve um desequilíbrio emocional e os médicos o internaram para evitar complicações. Em julho, Dom Bruno precisou ficar hospitalizado após uma crise de diabetes, que provocou um mal funcionamento do fígado, o que levou à falta de lucidez em alguns instantes.
A vida religiosa de Dom Bruno
Filho de Armando Gamberini (falecido em 1987) e Tirsi Castellani Gamberini, terceiro filho entre um irmão e três irmãs, Dom Bruno Gamberini foi batizado, crismado e recebeu a Primeira Eucaristia na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão. Completou o curso primário no Grupo Escolar Estadual José Inocêncio da Costa e na Escola Estadual Professor Henrique Morato, também em Matão. Cursou o segundo grau e a Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1968-1970) e Teologia no Studium Theologicum, filiado à Universidade Lateranense de Roma, em Curitiba, entre os anos de 1971 e 1974. Cursou, ainda, Canto Coral e regência, na Pró-Música de Curitiba.
Foi ordenado diácono na Catedral de São Carlos no dia 2 de dezembro de 1973 e presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, no dia 11 de dezembro de 1974, por Dom Constantino Amstalden, bispo da Diocese de São Carlos.
Como padre foi coordenador de estudos e professor de Filosofia (1975-1977), e reitor da Filosofia em (1991-1995); coordenador diocesano da pastoral da diocese de São Carlos (1978-1979); pároco de Ribeirão Bonito, entre (1979-1981); primeiro juiz auditor da Câmara do Tribunal Eclesiástico de São Carlos (1980-1984) e depois notário do Tribunal até 1995; reitor do Seminário de Teologia de São Carlos em Campinas (1982-1986).
Foi pároco de Itajobi e Marapoama (1987-1989), vigário cooperador da Catedral de São Carlos (1983-1995), ajudando nas igrejas de São Benedito e São Judas Tadeu. Foi nomeado cônego honorário do cabido da Catedral de São Carlos, em 19 de março de 1983.
O papa João Paulo II nomeou Dom Bruno o 4º Bispo Diocesano de Bragança Paulista em 17 de maio de 1995. Foi ordenado Bispo no dia 16 de julho de 1995, na Catedral de São Carlos Borromeu, em São Carlos, sendo sagrante Dom Constantino Amstalden e Bispos Consagrantes, Dom Antônio Pedro Misiara, 3º Bispo de Bragança, e Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Bispo Auxiliar de Salvador da Bahia. Tomou posse da Diocese em 20 de agosto de 1995. Seu lema episcopal é Nomen Domini Benedictum – Bendito o nome do Senhor.
Como Bispo era assessor da Pastoral da Criança no Regional Sul 1 desde 1996, representante do Sub-Regional Campinas na representativa do Sul 1, membro do Conselho Pastoral do Sul 1 (1999).
No dia 2 de junho de 2004, o papa João Paulo II nomeou Dom Bruno Gamberini como 6º Bispo e 4º Arcebispo de Arquidiocese de Campinas. Dom Bruno tomou posse no dia 1º de agosto de 2004.
Deixe seu comentário