Gaudium news > “A JMJ em Madri foi um sucesso eclesial e espiritual”, afirma arcebispo da capital espanhola

“A JMJ em Madri foi um sucesso eclesial e espiritual”, afirma arcebispo da capital espanhola

domAntnioMariaRoucoVarela.jpg
Segundo o cardeal, a JMJ Madri foi uma experiência muito rica do ponto de vista pastoral, espiritual e humano

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 26-08-2011, Gaudium Press) “A 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri foi uma experiência muito rica do ponto de vista pastoral, espiritual e humano e tornou-se um novo cenáculo com o Papa Bento XVI e uma casa para todos”. Com essas palavras, em uma entrevista concedida ao jornal vaticano L’Osservatore Romano, nesta semana, o arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, avaliou o evento que aconteceu na capital espanhola entre os dias 16 e 21 de agosto.

“Esperava que Madri se tornasse por um pouco a ‘casa’ da Igreja Universal. Mas se não houvessem as bases desta ‘casa’, muito dificilmente teríamos podido convidar os jovens do mundo todo”, afirmou o arcebispo. Na visão de Dom Rouco, a JMJ em Madri foi um sucesso primeiramente eclesial e espiritual. “Os confessionários nunca estiveram vazios. Também a Via Sacra com os passos foi uma significativa experiência universal da Igreja”, observou o purpurado.

O prelado espanhol falou também um pouco da participação de Bento XVI no evento. Segundo Dom Rouco, a mensagem de Bento XVI aos jovens durante a missa na Praça de Cibeles foi “o convite a serem testemunhas da verdadeira alegria”, que segundo o prelado, “é representada por Ratzinger na sua dimensão pascal, na sua dimensão festiva e no seu reflexo na vida da sociedade: na vida, isto é, dos jovens e das pessoas”.

“É isto – continuou o purpurado – o dado da alegria que sempre se acompanhou e sempre acompanha as Jornadas Mundiais da Juventude. E aqui em Madri teve um resultado esplêndido. A impressão que tivemos, principalmente nas ruas da cidade, foi aquela de uma grande festa, na qual era predominante a alegria. Porque uma testemunha do Evangelho é uma testemunha da verdadeira alegria, do fato de que a vida, como lembrou expressamente Bento XVI, pode ser vivida com alegria também durante as situações mais trágicas e mais difíceis”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas