Gaudium news > Na missa de encerramento da JMJ 2011, Bento XVI pede aos jovens que sejam firmes na fé

Na missa de encerramento da JMJ 2011, Bento XVI pede aos jovens que sejam firmes na fé

Madri (Segunda-feira, 22-08-2011, Gaudium Press) Na Santa Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizada no aeroporto militar “Cuatro Vientos”, o Papa Bento XVI exortou os jovens a crescerem enraizados na amizade com Cristo. “O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus. Penso que a vossa presença aqui, jovens vindos dos cinco continentes, é uma prova maravilhosa da fecundidade do mandato de Cristo à Igreja”, afirmou o Papa.

2011-08-21T112655Z_939458396_GM1E78L1I4201_RTRMADP_3_SPAIN-POPE.JPG
Conforme Bento XVI, a fé não é fruto do esforço da razão humana, mas é um dom de Deus

“Pensei muito em vós, nestas horas em que não foi possível ver-nos. Espero que tenhais podido dormir um pouco, apesar dos rigores do clima. Tenho certeza que, nesta madrugada, tereis levantado, mais de uma vez, os olhos para céu, e não só os olhos, também o coração, e isso vos terá permitido rezar”. Com essas palavras de afeto o Santo Padre começou a missa no aeroporto militar de “Cuatro Vientos” de Madri referindo-se em modo indireto à chuva e ao vento inesperados que assustaram os organizadores do evento na vigília de oração.

O Santo Padre ofereceu uma lição exigente do cristianismo. “A fé, porém, não é fruto do esforço do homem, da sua razão, mas é um dom de Deus” que “nos desvenda a sua intimidade. Meditando sobre o Evangelho do dia, Bento XVI destacou a importância da comunidade eclesial no crescimento na fé. Porque a Igreja “não é uma simples instituição humana, como outra qualquer, mas está intimamente unida a Deus”.

“Não se pode, sozinho, seguir Jesus”, advertiu o Papa. “Quem cede à tentação de seguir por conta própria ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele”.

Conforme o pontífice, a fé precisa se apoiar na fé dos outros, na fé da Igreja, através dos sacramentos e da meditação da Palavra de Deus. “Ter fé é apoiar-se na fé dos teus irmãos, e fazer com que a tua fé sirva também de apoio para a fé de outros”. O Papa pediu aos jovens para levarem Jesus também aos “mais diversos ambientes, incluindo nos lugares onde prevalece a rejeição ou a indiferença”, porque “é impossível encontrar Cristo, e não O dar a conhecer aos outros”.

Mais de 2 milhões de pessoas assistiram à missa com o Papa e puderam acompanhar os detalhes através dos telões espalhados pela área.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas