Na missa de encerramento da JMJ 2011, Bento XVI pede aos jovens que sejam firmes na fé
Madri (Segunda-feira, 22-08-2011, Gaudium Press) Na Santa Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizada no aeroporto militar “Cuatro Vientos”, o Papa Bento XVI exortou os jovens a crescerem enraizados na amizade com Cristo. “O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus. Penso que a vossa presença aqui, jovens vindos dos cinco continentes, é uma prova maravilhosa da fecundidade do mandato de Cristo à Igreja”, afirmou o Papa.
Conforme Bento XVI, a fé não é fruto do esforço da razão humana, mas é um dom de Deus |
“Pensei muito em vós, nestas horas em que não foi possível ver-nos. Espero que tenhais podido dormir um pouco, apesar dos rigores do clima. Tenho certeza que, nesta madrugada, tereis levantado, mais de uma vez, os olhos para céu, e não só os olhos, também o coração, e isso vos terá permitido rezar”. Com essas palavras de afeto o Santo Padre começou a missa no aeroporto militar de “Cuatro Vientos” de Madri referindo-se em modo indireto à chuva e ao vento inesperados que assustaram os organizadores do evento na vigília de oração.
O Santo Padre ofereceu uma lição exigente do cristianismo. “A fé, porém, não é fruto do esforço do homem, da sua razão, mas é um dom de Deus” que “nos desvenda a sua intimidade. Meditando sobre o Evangelho do dia, Bento XVI destacou a importância da comunidade eclesial no crescimento na fé. Porque a Igreja “não é uma simples instituição humana, como outra qualquer, mas está intimamente unida a Deus”.
“Não se pode, sozinho, seguir Jesus”, advertiu o Papa. “Quem cede à tentação de seguir por conta própria ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele”.
Conforme o pontífice, a fé precisa se apoiar na fé dos outros, na fé da Igreja, através dos sacramentos e da meditação da Palavra de Deus. “Ter fé é apoiar-se na fé dos teus irmãos, e fazer com que a tua fé sirva também de apoio para a fé de outros”. O Papa pediu aos jovens para levarem Jesus também aos “mais diversos ambientes, incluindo nos lugares onde prevalece a rejeição ou a indiferença”, porque “é impossível encontrar Cristo, e não O dar a conhecer aos outros”.
Mais de 2 milhões de pessoas assistiram à missa com o Papa e puderam acompanhar os detalhes através dos telões espalhados pela área.
Deixe seu comentário