Gaudium news > "Não passem ao largo do sofrimento humano", diz o Santo Padre na Via Sacra da JMJ

"Não passem ao largo do sofrimento humano", diz o Santo Padre na Via Sacra da JMJ

Madri (Segunda-feira, 22-08-2011, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 19, terceiro dia de atividades da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011, aconteceu a Via Sacra. Realizado na Praça de Cibeles, o evento contou com a participação de um carro da Semana Santa espanhola, contendo esculturas antigas de diversas congregações e fraternidades. Durante o percurso, os jovens que levavam a Cruz da JMJ se alternavam.

Participando pela primeira vez de toda a Via Sacra realizada em uma JMJ, Papa Bento XVI discursou ao presentes. “A paixão de Cristo incita-nos a carregar sobre os nossos ombros o sofrimento do mundo, com a certeza de que Deus não é alguém distante ou alheio ao homem e às suas vicissitudes”, disse o pontífice, pedindo aos jovens para seguirem o exemplo da dedicação de Jesus aos menos favorecidos, e não passarem ao largo diante do sofrimento humano.

Conforme o Santo Padre, quando é límpido e autêntico o olhar da fé “a beleza coloca-se ao seu serviço e é capaz de representar os mistérios da nossa salvação a ponto de nos tocar profundamente e transformar o nosso coração, como sucedeu a Santa Teresa de Ávila ao contemplar uma imagem de Cristo coberto de chagas”.

A Via Sacra foi lida em espanhol. As meditações foram escritas para esta ocasião pelas Irmãs da Cruz de Sevilha. Nelas, foram evocados os sofrimentos atuais dos jovens no mundo, tais como guerra, conflitos fratricidas, perseguições por causa da fé, marginalização, toxicodependência, aborto, terrorismo e catástrofes naturais.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas