Papa Bento XVI encontra os jovens pela primeira vez na JMJ Madri 2011
Madri (Sexta-feira, 19-08-2011, Gaudium Press) O Santo Padre reuniu-se na tarde de ontem, 18, pela primeira vez com os jovens particpantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011. O encontro se deu na Praça de Cibeles, famoso conjunto monumental espanhol que se encontra entre a rua de Alcalá, rua de Recoletos e rua do Prado no centro de Madri, e teve a presença de mais de 600 mil jovens que por horas esperaram a chegada de Bento XVI. A ocaisão recebeu o nome de Festa de Acolhida e deu início aos diversos encontros do Papa com os jovens.
Bento XVI reafirmou o seu chamado para “escutar verdadeiramente as palavras do Senhor” |
Antes da chegada à Praça de Cibeles, o Santo Padre se deteve na Porta de Alcalá, onde foi recepecinado pelo prefeito madrilenho, Alberto Ruiz-Gallardon, que lhe entregou uma oliveira como símbolo da própria Jornada que se exprime no tema “Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé”. Logo depois, houve uma apresentação realizada com os cavalos da Real Escuela Equestro de Caballeria. Na ocasião, o pontífice recebeu do prefeito também as chaves da capital espanhola, e, dessa forma, tornou-se oficialmente o patrono do encontro.
Na Praça de Cibeles, o pontífice foi recepcionado por um grupo de jovens que lhe ofereceu alguns presentes. De uma polonesa, o Santo Padre foi presentado com pão e sal; de um australiano, recebeu uma guirlanda de flores típicas das ilhas do Pacífico; de um coreano, uma cesta com arroz; e de uma jovem da Guiné, foi agraçiado com grãos de café envolvidos em folhas de plátano. Em resposta aos gestos de boas vindas Bento XVI disse: “Procurai sobretudo a Verdade que não é uma ideia, nem uma ideologia nem um slogan, mas uma Pessoa: Cristo”.
No discurso pronunciado em seguida, logo após a leitura do Evangelho, Bento XVI reafirmou o seu chamado para “escutar verdadeiramente as palavras do Senhor” e para seguir Jesus, sendo quem fosse, “pobres de espírito, famintos de justiça, misericordiosos, puros de coração, amantes da paz”. O Santo Padre ressaltou ainda que “quando não se caminha ao lado de Cristo , que nos guia, extraviamo-nos por outra sendas como a dos nossos próprios impulsos cegos e egoístas, a de propostas lisonjeiras mas interesseiras, enganadoras e volúveis, que atrás de si deixam o vazio e a frustração”.
Por isso os jovens, asseverou o pontífice, para serem felizes devem “conhecer melhor o Cristo, através da leitura sagrada, dos sacramentos, na busca da verdade”. Bento XVI encorajou ainda os jovens presentes a serem testemunhas críveis de uma vida “sólida e estável” que não segue as correntes da moda. E por fim, disse: “Sede prudentes e sábios, edificai as vossas vidas sobre o alicerce firme que é Cristo. Esta sabedoria e prudência guiará os vossos passos, nada vos fará tremer e, em vosso coração, reinará a paz”.
Deixe seu comentário