Gaudium news > Terceiro dia de catequese da JMJ Madri 2011 tem como tema “testemunhas de Cristo no mundo”

Terceiro dia de catequese da JMJ Madri 2011 tem como tema “testemunhas de Cristo no mundo”

Madri (Sexta-feira, 19-08-2011, Gaudium Press) Com o tema “testemunhas de Cristo no mundo” aconteceu na manhã de hoje, 19, o terceiro dia de catequese da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011. O responsável por falar aos jovens nesta sexta-feira foi o membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispo de Caruaru, Pernambuco, Dom Bernardino Marchió, mais conhecido como Dom Dino.

5968.jpg
Dom Dino incentivou os jovens a assumirem compromissos em suas comunidades após o JMJ

Falando a mais de 400 jovens angolanos, brasileiros, moçambicanos, portugueses, espanhóis e bolivianos, na igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Dom Dino iniciou sua catequese com a afirmação de que muitas vezes “somos rodeados de testemunhas, santos e santas” e “não sabemos”. A fim de ilustrar o que havia acabado de asseverar, o prelado lembrou importantes figuras da Igreja Católica brasileira e do mundo, tais como Dom Luciano Mendes de Almeira, Cardeal Dom Francisco Van Thuan, a Beata irmã Dulce, Chiara Lubich e a beata Chiara Luce.

A respeito do Dom Van Thuan, Dom Dino destacou a força do cardeal vietnamita para aguentar firmemente os 13 anos que ficou na prisão; sobre irmã Dulce ressaltou seu grande amor aos pobres, e a respeito de Chirara Lubich salientou sua obra, relembrando que ela é a fundadora do Movimento Focolares. A passagem mais comovente, no entanto, deveu-se à referência do prelado à jovem Chiara Luce, que morreu em 1990 aos 18 ano com câncer nos ossos. Sobre ela, Dom Dino destacou sua resignação diante da doença e da morte.

Durante a catequese, o bispo de Caruaru também incentivou os jovens a assumirem compromissos após a JMJ em suas comunidades, lembrando que nas nas paróquias existem diversos áreas nas quais eles podem atuar como a catequese, a liturgia, o canto, o turismo e as pastorais sociais. “Os jovens devem ser protagonistas dessa nova época missionária. Vocês devem ser apóstolos evangelizadores dos jovens”, afirmou.

Participou ainda da catequese ministrada por Dom Dino, o arcebispo de Maputo, no Moçambique, Dom Francisco Chimoio, que contou um pouco da realidade de seus país, cuja população jovem é de 50%. Segundo o prelado africano, a Igreja moçambicana valoriza muito sua pastoral juvenil, pois considera que o futuro do país “depende do que damos aos jovens a fim de tomarem responsabilidade sobre todos os setores”.

Ao fim da catequese, Dom Dino presidiu uma missa em conjunto com Dom Francisco e com o ex-presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, bispo de Registro, São Paulo, Dom José Luiz Bertanha.

Com informações da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas