Arquidiocese de Porto Alegre comemora restauro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Porto Alegre (Quinta-feira, 18-08-2011, Gaudium Press) Os fiéis da Arquidiocese de Porto Alegre ficaram mais felizes nesta quarta-feira, 17. Isto porque foi realizada a entrega parcial do restauro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, tradicional templo religioso porto-alegrense localizado na Avenida Independência, importante via pública da capital do Rio Grande do Sul. Esteve presente na solenidade de entrega da reforma o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings.
Nesta etapa da reforma foram entregues a recuperação da capela mor, da casa paroquial, da fachada e das torres/ Foto: Arquidiocese de Porto Alegre |
Um dos responsáveis pela iniciativa de restaurar o templo religioso, o procurador da Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre e pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, Padre Luis Inácio Ledur, discursou aos presentes, durante a solenidade. Na ocasião, o sacerdote declarou-se emocionado com os pequenos gestos de pertença para com a paróquia e, neste sentido, relembrou um episódio no qual um pedinte levou duas moedas como contribuição às obras que naquele momento se iniciavam.
Padre Luis Inácio afirmou também que a reforma da Igreja celebra a marca dos antepassados e deixa marcas para as próximas gerações. “Em 1851 foi com muito esmero e, certamente, com dificuldade, mas com espírito de fé, união e dedicação que nossos antepassados, expressando religiosidade, fé, cultura e compromisso comunitário, iniciaram a construção deste patrimônio arquitetônico, artístico, cultural, religioso e, hoje, histórico. Passados 160 anos, também nós nos reunimos com esse mesmo espírito para restaurar esse belíssimo patrimônio […]”, disse.
Já Dom Dadeus disse que com o restauro da Igreja, a arquidiocese e os fiéis atualizaram seu passado, tomando-o como seu. Conforme o prelado, através desta inciativa, Padre Inácio conseguiu transformar este espaço com o nosso tempo. “Esta casa é de todos, é comum. É um patrimônio histórico e atual. Exprime nossa alma: Alma do presente e do passado. É uma história que não deve ser apenas contada, mas tem que ser vista” concluiu o arcebispo.
Com 160 anos de história, a igreja de Nossa Senhora da Conceição nunca havia passado por um processo de restauração e nesta etapa da reforma, conforme a Arquidiocese de Porto Alegre, foram entregues a recuperação da capela mor, da casa paroquial, da fachada e das torres. A próxima etapa prevê reparos na rede elétrica, no telhado, paredes externa e sacristia. Na primeira fase, foram empregados R$ 2,8 milhões. Para a segunda fase, será necessário arrecadar mais R$ 1,6 milhão.
Com informações da Arquidiocese de Porto Alegre.
Deixe seu comentário