Dom Vilson Basso ministra catequese aos jovens em Madri
Brasília (Quinta-feira, 18-08-2011, Gaudium Press) Dom Vilson Basso, bispo de Caxias do Maranhão (MA) e membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, presidiu a catequese desta quinta-feira, 18, no terceiro dia da Jornada Mundial da Juventude. O encontro com os jovens aconteceu na paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e coordenada pelo Grupo Ministério Eucarístico de São Paulo e Taubaté.
Dom Vilsom terminou a catequese do jeito que a juventude gosta: tocando violão e cantando/ Foto; CNBB |
Durante a catequese Dom Vilsom exortou os 350 jovens do Brasil, Portugal, Angola Guiné Bissal, Cabo Verde, que participaram do encontro, a viverem apaixonados por Cristo. Ele apontou a oração, a leitura da bíblia, a vida de comunidade e o serviço aos pobres como caminho para que o jovem fique arraigado a Cristo. “Estarei arraigado a Cristo pela oração de cada dia, pela leitura e meditação da palavra de Deus, pela participação na comunidade e fazendo o bem aos pobres”, disse dom Vilsom, seguido pelos jovens.
O prelado também incentivou os jovens a terem a coragem de se encontrar com Cristo e lembrou que a vida só tem sentido em Jesus. “Ser cristão é estar enxertado em Cristo, como os ramos na videira. Não se sintam super-homem ou mulher maravilha. Sem Cristo a vida não tem jeito, não tem rumo”, sublinhou.
Para dom Vilsom, as Jornadas Mundiais da Juventude são ocasião de Deus revelar a vocação dos jovens. “Jovem, apaixone-se por Cristo e não tenha medo de dizer sim a Ele”, estimulou o bispo, lembrando as várias vocações para as quais Deus chama cada pessoa.
A palestra foi encerrada por um testemunho pessoal de dom Vilsom que, antes de bispo, era missionário nas Filipinas.
“Nas Filipinas entendi, pela primeira vez, em profundidade, as palavras de Jesus: ‘Quem deixar casa, pai, mãe, por causa de mim e do evangelho, terá cem vezes mais e a vida eterna’. Aprendi a confiar totalmente em Deus e a deixar Deus ser Deus”, testemunhou. “Sou apaixonado pelas Filipinas e estaria lá até hoje se não tivesse sido chamado para ser bispo no Brasil”, acrescentou.
Uma surpresa tomou conta dos participantes deste encontro com Dom Vilson. Pouco depois do meio-dia (horário local), os sinos da Igreja Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento tocaram. Eles anunciavam que o Papa Bento XVI já estava em solo espanhol. Houve uma comoção geral e os jovens gritaram o nome do Pontífice, aplaudiram e rezaram pelo sucesso de sua visita a Madri.
Dom Vilsom terminou a catequese do jeito que a juventude gosta: tocando violão e cantando. Em seguida, ele presidiu a missa que encerrou as atividades.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário