Gaudium news > Jornada Mundial da Juventude será um momento para recordar o seu criador

Jornada Mundial da Juventude será um momento para recordar o seu criador

Madri (Quarta-feira, 17-08-2011, Gaudium Press) A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deste ano será lembrada também como uma grande celebração em homenagem ao beato João Paulo II, que deu início a este encontro de jovens em 1986.

Para que todos não deixem de se lembrar do “Papa Polaco”, o arcebispo de Cracóvia e ex-secretário de João Paulo II, Dom Stanislaw Dziwisz, ofereceu uma relíquia que estará presente nas principais celebrações da Jornada.

joaopaulo.jpg

O cardeal arcebispo de Madrid, Dom Antonio María Rouco Varela, acompanhado de um grupo de jovens voluntários, rezou uma oração a João Paulo II, pedindo que interceda pelos participantes nestas jornadas que começaram graças à iniciativa do pontífice em 1986.

Durante as celebrações litúrgicas da JMJ será utilizado um evangeliário – escultura em forma de livro aberto – no qual se conserva uma relíquia do beato João Paulo II: sangue armazenado numa ampola de vidro. A página direita deste livro contém uma imagem do crucifixo que João Paulo II usava no báculo. Na página esquerda aparece o escudo de armas papal, sob o qual se pode ler uma das frases mais famosas do beato durante o seu papado: “Não tenhais medo”, em latim.

Na Santa Missa de abertura do encontro, o evangeliário foi colocado diante do ambão onde foram proclamadas as leituras, virado para a assembleia.

O sangue que a ampola contém foi extraído de João Paulo II durante uma coleta para análise que foi realizada poucos dias antes de falecer e ficou guardado no Hospital Menino Jesus de Roma. Depois da sua beatificação foi recuperado para relicário. A relíquia foi oferecida ao arcebispo de Madri no dia 15 de Agosto de 2011.

O beato João Paulo II, é um dos dez patronos da Jornada Mundial. Além disso, Madri estará preenchida de múltiplos atos culturais nas quais se celebrará o novo beato.

Existem outras duas relíquias de João Paulo II: uma conservada no Hospital Menino Jesus de Roma e outra no escritório para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas