Patriarca de Lisboa comemora 50 anos de sua ordenação sacerdotal
Lisboa (Terça-feira, 16-08-2011, Gaudium Press) O Cardeal-patriarca de Lisboa, Dom José da Cruz Policarpo, completou ontem 50 anos de sua ordenação sacerdotal. A ocasião não passou em branco e foi comemorada com a celebração de uma missa no Mosteiro dos Jerônimos, na capital de Portugal, onde compareceram mais de dois mil jovens, que neste momento estão participando da abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri.
A missa presidida pelo purpurado foi considerada o ponto alto das comemorações do seu jubileu sacerdotal que se iniciaram em março deste ano. E as homenagens não cessarão com a cerimônia religiosa de hoje. No próximo sábado, 20, a freguesia de Alvorninha, território do distrito de Leiria, local onde o cardeal nasceu, receberá uma confraternização aberto ao público. A data é especial pois marcará os 50 anos da primeira missa presidida pelo patriarca.
As comemorações pelo jubileu sacerdotal do Patriarca serão concluídas no dia 9 de outubro na Escola Salesiana do Estoril. Na ocasião, haverá um encontro com as famílias de Lisboa, organizado pelo Setor da Patoral Familiar diocesana.
Dom Policarpo
Natural de Alvorninha, Dom José Policarpo tem 75 anos completados em fevereiro. O patriarca é sacerdote desde 1961, bispo desde 1978, e patriarca de Lisboa desde 1998, quando substitui a Dom Antonio Ribeiro.
Dom Policarpo foi criado cardeal pelo Papa João Paulo II em 2001 e participou no conclave de abril de 2005 que elegeu Bento XVI como sucessor do pontífice polonês.
Com informações da Agência Ecclesia.
Deixe seu comentário