Plano emergencial da Cáritas Internacional deve ajudar 300 mil refugiados do Chifre da África
A Cártias Somália consegue disrtrbui alimentos para seis mil refugiados em Mogadíscio, capital somali |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 05-08-2011, Gaudium Press) O plano de operação da Cáritas Internacional para ajuda à região do Chifre da África, que vem sofrendo com a seca e a fome, será anunciado somente na próxima semana, mas a primeira ação de emergência promovida já foi iniciada, informou a entidade caritativa esta semana.
Segundo a Cáritas Internacional, ação emergencial vai até o próximo dia 30 de setembro e custará cerca de 20 milhões de euros, dentre os quais, a entidade contribuirá com 300 mil. A ação, que prevê o fornecimento de água potável à região, auxiliará mais de 300 mil pessoas e terá com objetivo também salvar o gado que sobreviveu em decorrência da forte seca.
A ação emergencial de ajuda ao Chifre da África foi definida em uma reunião em Nairobi, no Quênia, com a participação das Cáritas dos países atingidos pela seca e também da Europa. No encontro, os representantes da entidade caritativa perceberam que as regiões mais atingidas pela seca são as do centro-sul (Somália, Quênia, Etiópia e Djibouti), onde se concentra a maior parte da produção agrícola.
No que se refere ao auxílio, os representantes definiram que a Cáritas da Somália consegue distribuir alimentos em Mogadíscio, capital do país, a cerca de seis mil refugiados; em algumas vilas da região de Brava, a 515 famílias; e em três aldeias do Baixo Juba à quatro mil pessoas.
O plano de ação emergencial da Cáritas também atua no Quênia, Etiópia e Djibouti.
Com informações da Rádio Vaticano.
Deixe seu comentário