Igreja decidirá em outubro se formará uma conferência episcopal própria para o Sudão do Sul
Juba (Quinta-feira, 04-08-2011, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Sudanesa anunciou que no próximo mês de outubro se reunirá para decidir se formará uma nova conferência de bispos para o Sudão do Sul, que há pouco mais de um mês separou-se do Sudão, tornando-se um país independente.
Como informou uma fonte da Sudan Catholic Radio News à agência Fides, a decisão provavelmente dependerá de como se desenvolverão os eventos no país.
Atualmente a Igreja Católica compreende o território do Sudão e do Sudão do Sul em uma única conferência episcopal com duas secretarias independentes: uma em Juba, capital do Sudão do Sul, e outra em Khartoum, capital do Sudão.
No Sudão, a Igreja Católica é menos representada, há somente duas dioceses: a de Khartoum e a de El Obeid. Enquanto no Sudão do Sul há sete jurisdições eclesiais: Malakal, Juba, Yei, Wau, Rumbek, Tombura-Yambio e Torit.
A independência do Sudão Sul começou a se tornar realidade em janeiro deste ano quando, após um referendo popular, a maioria da população local votou sim pela proposta de se separar do Sudão. A proclamação da independência da República do Sudão do Jul aconteceru no dia 9 de julho, em Juba.
Deixe seu comentário