CNBB debate as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadoras da Igreja no Brasil (DGAE)
Brasília (Quinta-feira, 28-07-2011, Gaudium Press) Em sua última Assembleia Geral, realizada em maio deste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadoras da Igreja no Brasil (DGAE). Desde então, diversos eventos realizados pela Igreja Católica do país debateram o documento. Agora em agosto, entre 2 e 4, o tema volta a pauta, dessa vez para ser estudado pelo assessores e secretários executivos dos Regionais da CNBB, que se reúnem na Casa de Retiro Assunção, em Brasília.
Conforme Dom Steiner, realização do encontro foi decidida em junho durante reunião do Conselho Permanente da CNBB |
Conforme o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, a realização da reunião foi decidida em junho deste ano durante encontro do Conselho Permanente da entidade, que acatou sugestão do Grupo de Assessores e dos Secretários Executivos dos Regionais. Na ocasião, ficou decidido que o objetivo do evento seria o de operacionalizar as diretrizes, em processo “orgânico” de planejamento, nas Comissões Episcopais Pastorais, nos Regionais e dioceses, e nos Organismos e Movimentos da CNBB.
Tendo como ponto de partida as DGAE, o encontro terá debates e reflexões a respeito de temas como: “A espiritualidade das Diretrizes”; “Gênese e fundamento das Diretrizes”; “As urgências da Evangelização”; “Urgências na ação Evangelizadora e perspectivas de ação”; “Plano de Pastoral e processo de planejamento”; e “Passos metodológicos na elaboração de um plano de Pastoral”. Entre os principais palestrantes estarão o próprio Dom Steiner e os teólogos Padre Joel Portella Amado e Padre Agenor Brighenti.
Mais informações sobre as DGAE no endereço: www.cnbb.org.br/diretrizes/.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário