Gaudium news > Santo Padre nomeia dois novos bispos para dioceses do nordeste do país

Santo Padre nomeia dois novos bispos para dioceses do nordeste do país

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 27-07-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 27, dois novos bispos para dioceses do nordeste do país, conforme noticiou um comunicado vaticano. Dom Manoel Reis de Farias, atual bispo da Diocese de Patos, na Paraíba, comandará a Diocese de Petrolina, em Pernambuco, no lugar de Dom Paulo Cardoso da Silva, cuja renúncia por motivo de idade foi aceita também hoje pelo Santo Padre. E Monsenhor Gilson Andrade da Silva, atual reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, Rio de Janeiro, será o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador.

dom manoel reis de farias - bispo de patos.jpg
Dom Manoel Reis de Farias

Natural de Orobó (Pernambuco), Dom Manoel, de 65 anos, foi ordenado sacerdote em 1983. Em agosto de 2001 foi nomeado bispo da Diocese de Patos, recebendo sua ordenação episcopal em novembro do mesmo ano. O novo bispo titular de Petrolina tem especialização em direito canônico e seu lema episcopal é “Servir na unidade”.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1966, Monsenhor Gilson é padre desde agosto de 1991. Desde sua ordenação sacerdotal, o novo bispo auxiliar de Salvador, atuou como vice-reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis; vigário paroquial da paróquia Sant’Ana e São Joaquim, também em Petrópolis, e outros. A ordenação episcopal de Monsenhor Gilson está marcada para 24 de setembro deste ano.

Mons._Gilson_Andrade_da_Silva_-_foto_2.jpg
Monsenhor Gilson Andrade da Silva

Bispo para diocese italiana
O Santo Padre nomeou hoje também um novo bispo para a Itália, mais especificamente para a Diocese de Bolzano-Bressanone. Trata-se do Padre Ivo Muser, atual decano da Catedral de Bressanone. O novo bispo irá substituir Dom Karl Goser, que se aposentou por motivo de idade.

Nascido em Brunico, na diocese de Bolzano-Bressanone, no ano de 1962, Padre Muser fez seus primeiros estudos em um colégio público em sua cidade natal, mas cursou a faculdade de teologia na Universidade de Innsbruck, na Áustria. De volta à Itália, recebeu sua ordenação sacerdotal em 1987 e, desde então, desempenhou diversas funções em Bressanone.

Atualmente, além de decano da Catedral de Bressanone é membro do Conselho Presbiteral Diocesano.

Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas