Instituto das Missionárias Seculares Scalabrinianas completa 50 anos
Berna (Terça-feira, 26-07-2011, Gaudium Press) A Comunidade de Missionárias Seculares Scalabrianas da Suíça completou nesta segunda-feira 50 anos de existência. Nascida na Suíça em Solothurn, no dia 25 de julho de 1961, por iniciativa de Adelia Firetti, uma jovem professora de Piacenza, a comunidade das Missionárias completou seus primeiros passos e recebeu a primeira aprovação da Igreja em 1967 – o reconhecimento definitivo como Instituto Secular veio em 1990.
As Missionárias scalabrinianas surgiram são um carisma no interior da Família Scalabriniana, que compreende antes de mais nada as duas congregações fundadas pelo Beato João Battista Scalabrini, a dos Missionários Scalabrinianos e a das Irmãs Scalabrinianas.
As Missionárias vivem a consagração e seu carisma de maneira laical, inseridas nos ambientes comeuns da sociedade, e através de diversas iniciativas (no campo social, cultural, pastoral, escolar, médico, artístico, científico), de partilha e de sensibilização pelos migrantes e refugiados. Atualmente, as Missionárias estão presentes, além da Suíça, na Alemanha, na Itália, no Brasil e no México.
Entre os principais momentos deste ano de celebração estão, além da maciça peregrinação de todas as Missionárias a Roma, quando foram recebidas em uma audiência pelo Papa (28-31 de dezembro passado), a “Scalabrini-Fest” em Solothurn, com 400 participantes de 33 países diferentes (29 de abril a 1º de maio de 2011) e o encontro das Direções Gerais dos três Institutos da Família Scalabriniana em Solothurn (15 a 18 de junho de 2011).
Com informações da Rádio Vaticana.
Deixe seu comentário