Gaudium news > Papa faz nomeações para o Canadá, a Itália e Guatemala

Papa faz nomeações para o Canadá, a Itália e Guatemala

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 26-07-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI fez hoje importantes nomeações para a Igreja do Canadá, da Itália e da Guatemala, conforme divulgou boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Luc Cyr.jpg
Dom Luc Cyr é o novo arcebispo de Sherbrooke, no Canadá

No caso do Canadá, o Santo Padre aceitou a renúncia apresentada por motivos de idade pelo arcebispo de Sherbrooke, Dom André Gaumond. Em seu lugar, nomeou Dom Luc Cyr, até então bispo de Valleyfield.

Dom Luc Cyr nasceu em 21 de novembro de 1953 em Saint-Jérôme, Quebéc. Estudou no colégio Marie-Victorin e fez seus estudos teológicos junto ao Seminário Maior de Montréal e junto à universidade da mesma cidade. Foi ordenado sacerdote em 29 de agosto de 1980. Em 1984, cursou Teologia Moral na Academia Alfonsiana de Roma, onde, em 1987, obteve a Licença em Teologia Moral. Em 1994, foi nomeado vigário-geral e em 10 de maio de 2011, bispo de Valleyfield, sendo consagrado no dia 17 de junho.

Já para a Igreja italiana, Bento XVI nomeou, para a Diocese de Acireale, um novo bispo. O pontífice também aceitou a renúncia do então prelado, Dom Pio Vittorio Vigo, por motivos de idade avançada. Quem comandará o governo episcopal agora será Mons. Antonino Raspanti.

Mons. Antonino pertence ao clero da Diocese de Trapani, e até então era docente de História da Espiritualidade da Faculdade Teológica “São João Evangelista”, em Palermo.

Dom Antonino nasceu em Alcano no dia 20 de junho de 1959. Após os estudos fundamentais, frequentou o Seminário Arquiepiscopal Maior “San Mamiliano” de Palermo. Obteve o Bacharelado em Teologia juto à Faculdade Teológica “São João Evangelisrta”. Estudou também na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde conquistou o Doutorado em Teologia, em 1990.

Recebeu a ordenação diaconal em 6 de março de 1982, sendo ordenado presbítero em 7 de setembro do mesmo ano. Desde 2005 é sócio da Pontifícia Academia de Teologia e também capelão de Sua Santidade. Desde 2008, passou a ser membro do Comitê para os Estudos de Teologia e Ciências Religiosas da Conferência Episcopal Italiana.

Por fim, para a Guatemala, o Papa apontou Dom Mario Enrique Rios Montt administrador apostólico “sede vacante” para o vicariato apostólico de Izabal, diante da renúncia oferecida pela então vigário Dom Gabirel Peñate Rodríguez.
Dom Mario Enrique era bispo auxiliar emérito da Arquidiocese da Cidade da Guatemala.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas