Gaudium news > Igreja de Santiago, no Chile, comemora seus 450 anos com solene eucaristia

Igreja de Santiago, no Chile, comemora seus 450 anos com solene eucaristia

Santiago (Segunda-feira, 25-07-2011, Gaudium Press) Ontem ao meio dia, centenas de fiéis estiveram na Catedral Metropolitana de Santiago, no Chile, para participar da solene eucaristia com a qual a Igreja local celebrou seus 450 anos de existência. Com orações, cantos e mensagens, a comunidade arquidiocesana deu graças a Deus por todas as bençãos recebidas nestes quatro séculos e meio, especialmente pelo trabalho de seus pastores e leigos, e renovou seu compromisso de fidelidade para que as pessoas que fazem parte da comunidade sejam a cada dia verdadeiros discípulos missionários.

A missa foi presidida pelo arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati, e concelebrada pelo arcebispo emérito local, Cardeal Dom Francisco Javier Errázuriz, e pelos bispos auxiliares Dom Andrés Arteaga e Cristián Contreras, entre outros sacerdotes.

Oferecimento ao Apóstolo São Tiago
“Aqui, nesta Catedral construída para honrar a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, e dedicada à Virgem Santíssima em sua Assunção aos céus, congrega-se nesta manhã dominical sua Igreja de Santiago, ao comemorar 450 anos de sua existência”, manifestou ao início da eucaristia Dom Contreras.

view.jpeg
Dom Ezzati incensa a imagem de São Tiago apóstolo durante cerimônia

Posteriormente, o prelado reafirmou sua comunhão com o espírito missionário herdado do exemplo de vida do Santo Padroeiro, dizendo: “Vivemos um novo Pentencostes para a Igreja; e desde este evento misericordioso de Deus, onde também você, Apóstolo São Tiago, recebeste a força do Espírito Santo para pregar o Evangelho, queremos honrar-te assegurando-te que não temeremos em seguir anunciando Jesus Cristo”.

Ao concluir o oferecimento a São Tiago, Dom Contreras afirmou: “Está certo, vivemos momentos de dor, mas a Igreja de Santiago está viva em suas famílias; nas crianças e jovens; nas pessoas sozinhas e nas pessoas idosas; nos servidores da caridade e da solidariedade que querem fazer do Chile uma mesa para todos. É tanto o amor que temos por esta Igreja que queremos honrar-te como primeiro apóstolo martirizado, querendo seguir tua vocação de santidade de autêntico discípulo missionário de Jesus Cristo”.

450 anos de serviço e caridade
Em sua homilia, Dom Ezzati agradeceu a Deus pelos 450 anos de vida e missão da Igreja na terra de Santiago, especialmente pelo exemplo de amor e entrega de tantos sacerdotes e fiéis leigos que consagraram suas vidas ao serviço da Igreja local.

“Como não dar graças a Deus por sua presença em nosso meio e pela fecundidade desta Igreja de Santiago ao longo destes quatro séculos e meio. Como não dar graças pela presença dessa Igreja em meio aos mais pobres e necessitados. Como não dar graças pela vida de tantos santos e discípulos missionários que tivemos ao longo destes anos. Como não agradecer o serviço oferecido por tantos e tantos católicos”, manifestou o arcebispo.

Neste espírito de gratidão, Dom Ezzati chamou os presentes a não se deixarem esmagar pelos dificuldades do dia-a-dia e a olhar o futuro com otimismo e esperança. “As dificuldades não devem deter nosso caminhar. O Senhor nos dá a fortaleza. O Senho ressuscitado é nossa grande fortaleza. A história destes 450 anos convida a ser audazes em redobrar nossa fé e ser uma Igreja mais missionária”, destacou.

Por fim, concluiu: “Tenhamos presente a característica de nossa Igreja, uma Igreja próxima aos pobres, servidora dos homens e que anuncia profeticamente o Reino que o Senhor nos tem prometido”.

Condecoração
Após a comunhão, Dom Ezzati impôs a condecoração do Apóstolo Santiago a 21 pessoas, entre elas sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, que se distinguiram por seu serviço à Igreja local. Posteriormente, aconteceu o juramento dos novos vigários episcopais da arquidiocese.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas