Cáritas da América Latina definem agenda para o próximo quadriênio 2011-2015
Lima (Segunda-feira, 25-07-2011, Gaudium Press) Diversos representantes da Cáritas estiveram reunidos entre 18 e 21 de julho, em Lima, Peru, participando da Conferência Regional Extraordinária Latinoamericana do órgão caritativo. Participaram do evento, que teve como objetivo aprovar o plano de trabalho da entidade para o período de 2011 a 2015, bispos presidentes das Cáritas/Pastorais Sociais, diretores nacionais e responsáveis pela área administrativa e financeira em cada país.
Segundo informou à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) uma das participantes do evento, a diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, entre as importantes estratégias definidas para este quadriênio estão a maior articulação das ações de emergências na região, a realização de campanhas conjuntas com temas relacionados à pobreza e violência e a participação, também conjunta, na Rio+20, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
A diretora também declarou que foram firmados para o próximo quadriênio quatro eixos Pastorais: “A vida institucional”; “Emergência e cuidados da criação”; “Desenvolvimento humano e solidariedade integral”; e “Dignidade, direitos humanos e paz”; além de um eixo não pastoral “A equidade entre homens e mulheres”, com o objetivo de guiar as ações da Cáritas da América Latina.
Conforme Maria Cristina, estiveram presentes também na conferência importantes figuras do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), como o presidente do departamento de Justiça e Solidariedade e novo secretário executivo desse departamento, respetivamente Dom Pedro Barreto e Padre Pedro Hughs. O que, segundo ela, reafirma o desejo das duas instituições, Celam e Cáritas da América Latina, “de realizar, no futuro, um trabalho mais articulado”, disse.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário