Papa nomeia novos bispos para a França e Letônia e núncio para o Uzbequistão
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22-07-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou hoje um novo bispo para a diocese de Saint-Claude, na França. Dom Vincent Jordy, que até o momento da nomeação atuava como bispo auxiliar da arquidiocese de Estrasburgo assumirá a diocese que estava vacante desde fevereiro deste ano quando Dom Jean Marie Legrez foi nomeado bispo de Albi.
Dom Vincent Jordy |
Nascido na cidade de Perpignan em 1961, Dom Vincent realizou seus estudos universitários na Arquidiocese de Estrasburgo, local em que recebeu sua ordenação sacerdotal, em 1992. Na referida arquidiocese, Dom Vincent foi capelão do Colégio Episcopal de Zillisheim e Vigário paroquial festivo de Altkirch; diretor espiritual e reitor do Seminário Maior e responsável pelo serviço de comunicação da Arquidiocese.
Em setembro de 2008, o prelado foi eleito bispo titular de Idassa e auxiliar de Estrasburgo. Como membro da Conferência Episcopal Francesa (CEF), Dom Vincent atuou no Conselho pela Unidade dos Cristãos e para relações com o judaísmo.
Outras nomeações
O Santo Padre nomeou hoje também um novo bispo para a Diocese de Jelgava, na Letônia. O reverendo Eduard Pasvlovskis, da Arquidiocese de Riga, assumirá a vaga de Dom Antons Just, cuja renúncia por motivo de idade foi aceita também hoje por Bento XVI.
Outra nomeação feita pelo Santo Padre refere-se ao cargo de núncio apostólico no Uzbequistão. Dom Ivan Jurkovic, arcebispo titular de Corbavia e atual núncio apostólico na Rússia, assumirá o posto.
Deixe seu comentário