Bento XVI cumprimenta centenário da Instituição Teresiana, reunida em assembleia na Espanha
Castel Gandolfo (Sexta-feira, 22-07-2011, Gaudium Press) Desde a última terça-feira, até o próximo dia 28, a Instituição Teresiana de Leigos está reunida em assembleia plenária na região de Los Negrales, arredores de Madri, na Espanha. Nesta sexta-feira, foi lida durante os trabalhos uma mensagem especial de congratulações enviada pelo secretário de Estado vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, em nome do Papa Bento XVI.
Na mensagem, o pontífice cumprimenta a Instituição, fundada em 1911 por São Pedro Poveda e canonicamente reconhecida como Associação Internacional de Leigos, pelos 100 anos de trabalho em prol da promoção humana e social, principalmente através de ações educacionais e culturais.
Bento XVI convida os membros da Instituição e renovar o empenho pelo “redespertar da alma cristã e humana” no mundo da educação e da cultura, “para a promoção integral da pessoa”. São Pedro Poveda, segundo o pontífice, “foi inspirado pelo olhar amoroso da Virgem de Covadonga” para colocar em prática “a boa ideia de dar novo impulso a uma vida cristã autêntica e à missão de evangelizar e humanizar os vários setores da sociedade”.
Ainda segundo o Papa na mensagem assinada pelo cardeal Bertone, é preciso “renovar o compromisso de cultivar com esmero a presença de Cristo segundo a grande mestra nas coisas do espírito, Santa Teresa, a fim de que suas vidas sejam exemplo no mundo e suas atividades reflitam em cada ser humano a luz de Deus”.
São Pedro Poveda foi um dos primeiros mártires do forte sentimento antirreligioso surgido durante a Guerra Civil espanhola. Foi morto em Madri no dia 28 de julho de 1936, aos 61 anos, dizendo, como últimas palavras a seus executores: “Sou sacerdote de Cristo”.
Com informações da Rádio Vaticana.
Deixe seu comentário