"Comunicação deve ser vista de forma mais ampla e integradora”, afirma reitor da PUC-Rio no Muticom
Rio de Janeiro (Quinta-feira, 21-07-2011, Gaudium Press) Ontem, 20, o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que vem sendo realizado no Rio de Janeiro, teve como destaque a palestra do reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Padre Josafá Carlos Siqueira. O sacerdote, que participou do Painel “Comunicação como processo de valorização da vida”, afirmou, principalmente, que a comunicação deve ser vista sob um prisma mais amplo e integrador, e aberta ao diálogo com todos.
Para Padre Josafá, devemos fortelecer o contato com Cristo/ Foto: CNBB |
Padre Josafá fez uma palestra sobre os processos de comunicação nos diversos períodos da historia do homem. Do ponto de vista do reitor da PUC-Rio, a comunicação ainda é muito voltada ao homem e menos ao transcendente e, segundo ele, há dimensões que ultrapassam a visão e compreensão de mundo do homem. e dizem respeito ao divino. “Devemos fortalecer esse contato com Cristo e esquecer um pouco o tecnológico”, disse. Neste sentido, o sacerdote destacou que saber ler a natureza também é importante, “e nesse momento, como diz a Campanha da Fraternidade deste ano, a criação do Pai geme em dores de parto”.
Participando do mesmo Painel que Padre Josáfa, palestraram também no Muticom o professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, o jornalista André Trigueiro; a professora do departamento de Teologia da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer e o professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Joel Birman.
Trigueiro falou sobre a temática: “Jornalismo e Comunicação” e focando no tema da ecologia, afirmou que o papel do jornalista é denuncia a destruição e apontar formas para evitar a catástrofe. Já Maria Clara Bingemer abordou o tema “Teologia da Comunicação”, uma área nova no ramo da Comunicação Social, enquanto Birman comentou sobre “Psicanálise, linguagem e comunicação”, destacando como o ser humano é marcado pela fala e a linguagem e está destinado à comunicação.
Prêmios de Comunicação
Ontem à noite, durante o Muticom, também foi dia de entrega dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A cerimônia entregou a diversos jornalistas do meio católico troféus divididos em quatro categorias: a estatueta Dom Helder, para reportagens que ressaltam a dignidade da pessoa humana; o prêmio Microfone de Prata, para radialistas; a estatueta Clara de Assis, que premia trabalhos de televisão; e o troféu Margarida de Prata, prêmio mais antigo e mais concorrido da CNBB, que desde 1960 laureia os produtores de cinema.
Programação de hoje
Hoje, quinto dia de Muticom, a programação novamente será composta na parte da manhã por dois painéis. O primeiro é dedicado à exibição do filme “O longo amanhecer – Cinebiografia de Celso Furtado”, de José Mariani, e o segundo painel debate o tema “Novas configurações das relações sociais. O lugar dos jovens na construção da sociabilidade contemporânea. O futuro da comunicação”.
Deixe seu comentário