Gaudium news > Vaticano publica programa da viagem de Bento XVI à Alemanha

Vaticano publica programa da viagem de Bento XVI à Alemanha

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 20-07-2011, Gaudium Press) De 22 a 25 de setembro, o Papa Bento XVI estará novamente em sua terra natal, a Alemanha. O programa dessa nova viagem pontifícia foi divulgado hoje pelo Vaticano e será bastante intenso, abrangendo principalmente três aspectos: apostólico, político e e inter-religioso, informou a Santa Sé.

Bento XVI começará sua viagem na Alemanha na quinta-feira, 22 de setembro, na capital Berlim. A visita acontecerá dentro da comemoração dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, celebrada no ano passado. O Papa Ratzinger já havia sido convidado antes para esta ocasião pelo então presidente da República Horst Köhler.

Papa na Alemanha.jpg
Bento XVI começará sua viagem na Alemanha na quinta-feira, 22 de setembro, na capital Berlim

O pontífice iniciará o dia de encontros oficiais com o atual presidente, Christian Wulff, seguido da chanceler Angela Merkel. O ponto alto do dia será uma visita histórica, na parte da tarde, ao Parlamento Federal. No sábado, 24 de setembro, haverá um encontro particular com o ex-chanceler federal da época da queda do comunismo na Europa, Helmut Kohl.

Este primeiro dia de viagem se concluirá com um encontro com uma representação da comunidade hebraica local e, à noite, com uma Santa Missa no Olympiastadion de Berlim, para a qual já foram reservados todos os lugares.

Na sexta-feira, 23 de setembro, por sua vez, a agenda terá um caráter mais ecumênico. O Santo Padre irá à Erfurt, onde teve início a Reforma de Lutero. Ali acontecerá um encontro com a representação do Conselho da Igreja Evangélica Alemã, na Sala do capítulo do Convento dos Agostinianos de Erfurt, onde o Papa discursará. Às 12h20 haverá uma celebração ecumênica na Igreja do mesmo convento. À noite, Bento XVI irá a Etzelsbach para presidir as vésperas marianas na Wallfahrtskapelle.

O programa do terceiro dia, 23, também será repleto de encontros. Segundo o Vaticano, antes de partir para Freiburg im Breisgau, o Santo Padre celebrará a Santa Missa na Domplatz de Erfurt. A visita em Freiburg começará com a visita à Catedral e a saudação ao povo na Münsterplatz. À tarde haverá encontros no seminário de Freiburg, primeiro com representações das Igrejas ortodoxas na Hörsaal; depois com os seminaristas na Capela de São Carlos Borromeu e em seguida com o conselho do Comitê Central dos Católicos Alemães (ZDK) na Hörsaal. O dia se concluirá com uma vigília de oração com os jovens, na Feira da cidade.

A terceira viagem do Papa Ratzinger à Alemanha se concluirá em Freiburg com uma Santa Missa. Depois disso o Santo Padre encontrará os bispos da Conferência Episcopal Alemã. Antes da partida para Roma, o pontífice ainda se encontrará com os juízes da Corte Constitucional Federal e, no Konzerthaus de Freiburg, com católicos empenhados na Igreja e na sociedade. Bento XVI partirá do Aeroporto de Lahr.

Esta é a terceira vez que Bento XVI visita a Alemanha, depois da viagem para a Jornada Mundial da Juventude, em 2005, e para a Baviera, região em que nasceu, em 2006.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas