Obra de Caravaggio pertencente à Pinacoteca de Pio VII será levada a Espanha para a JMJ
Representação da pintura “A Deposição de Cristo”, de Caravaggio |
Madri (Terça-feira, 19-07-2011, Gaudium Press) A Pinacoteca Pio VII dos Museus Vaticanos cederá ao Museu do Prado, em Madri, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, uma das obras do pintor Caravaggio de seu acervo.
A partir do próximo dia 22, a tela “A Deposição de Cristo”, do começo do século XVII, será emprestada para ficar exposta no renomado museu da capital espanhola como parte do calendário de eventos da JMJ dedicados à figura de Jesus. Um total de 13 obras de pintores renomados como Rubens, El Greco, Velazquez e Zurbaran retratando Cristo com diferentes concepções serão expostas durante o período da JMJ no museu madrilenho.
A “Deposição”, encomendada por Girolamo Vittrice para a capela de sua família na Chiesa Nuova,
em Roma, foi incluída, em 1797, no grupo de obras transferidas para Paris em cumprimento do Tratado de Tolentino. Em 1816, retornou à Itália, sendo incorporada ao acervo da Pinacoteca de Pio VII, informou a Rádio Vaticana.
Segundo a edição de hoje do jornal “Osservatore Romano”, a obra não retrata, na realidade, o enterro ou a deposição de modo tradicional, pois Cristo não é representado no momento em que é colocado no túmulo, mas quando diante das mulheres, é apoiado por Nicodemos e João na pedra da unção, isto é, na pedra tumular com a qual o sepulcro seria fechado.
Deixe seu comentário