Secretário da Congregação para os Bispos celebra Bodas de Ouro sacerdotais
Lisboa (Segunda-feira 18-07-2011, Gaudium Press) O ex-núncio apostólico na Espanha e atual Secretário da Congregação para os Bispos do Vaticano, Dom Manuel Monteiro de Castro, comemorou neste domingo, 17, a Bodas de Ouro sacerdotais em sua terra natal, Santa Eufémea dos Prazins, Portugal.
Dom Monteiro de Castro falou sobre o sentido do sacerdócio ministerial |
Pela ocasião, uma solene eucaristia foi presidida pelo prelado com concelebração dos prefeitos da Congregação para os Bispos e do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramento, respectivamente, os cardeais Marc Ouellet e Antonio Cañizares Lovera.
Em sua homilia, o arcebispo Monteiro de Castro falou sobre o sentido do sacerdócio ministerial e do sacerdócio comum dos fiéis e recordou seus primeiros anos como sacerdote e a formação no seio de seu lar, evocando as figuras de sua mãe e de sua avó, que lhe ensinaram a rezar a Nossa Senhora de Sameiro.
O prelado assinalou também que “sendo Jesus Cristo o Sumo e Eterno Sacerdote”, todos os fiéis em alguma medida participam desse sacerdócio, e recordou os textos da Sagrada Eucaristia nos quais se faz referência a este tema.
Dom Monteiro de Castro falou também um pouco sobre Santa Eufémea, dizendo que como filho dela “todos devemos estar dispostos a dar o sangue por Cristo” sendo esta “a fonte da verdadeira alegria a qual a sociedade ateia e agnóstica de nossos tempos não encontra, e que se esquece de Cristo”.
Por fim, o arcebispo declarou que “todos estamos chamados à Evangelização”, recordando como já o fizeram no passado os grandes portugueses que evangelizaram outros continentes. “Para isso, é preciso ter os olhos postos em Deus e em sua Santíssima Mãe”, concluiu.
Presente também ao evento, o arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, agradeceu a Deus pela atuação de Dom Monteiro de Castro a serviço da Igreja nos vários continentes, “elevando sempre o nome da Arquidiocese de Braga”.
Dom Ortiga destacou também o fato de que nesse mesmo domingo houvesse ordenações sacerdotais no Santuário de Nossa Senhora de Sameiro, próximo a Santa Eufémea dos Prazins, onde Dom Manuel também foi ordenado sacerdote e bispo.
Estiveram presentes no evento, além de numerosos fiéis, o núncio Apostólico em Portugal, Dom Rino Pasigatto – com quem Dom Monteiro de Castro trabalhou na Austrália; o arcebispo emérito de Braga, D. Eurico Dias Nogueira; o bispo auxiliar de Braga, D. Manuel Da Silva Rodrigues Linda; e o reitor do Colégio Pontifício Português de Roma, D. José Manuel Garcia Cordeiro
Por seu trabalho como núncio na Espanha, diversas autoridades religiosas espanholas também compareceram, entre as quais o arcebispo de Santiago de Compostela, D. Julián Barrio Barrio; o bispo de Bilbao, D. Mario Iceta Gavicagogeascoa; o bispo de Cartagena, D. José Manuel Lorca Planes; o bispo de Plasencia, D. Amadeo Rodríguez Magro; e o bispo de Osma-Soria, D. Gerardo Melgar Viciosa.
Texto original de José Alberto Rugeles
Deixe seu comentário