Gaudium news > Tem início, no Rio de Janeiro, o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Tem início, no Rio de Janeiro, o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 18-07-2011, Gaudium Press) O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, abriu no início da noite deste domingo, 17, o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento, que é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), segue até a próxima sexta-feira, 22, no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. A expectativa dos organizadores é que cerca de mil comunicadores participem.

mesa conf segunda.jpg
7º Muticom acontece no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro/ Foto: Muticom

As atividades do primeiro dia de Mutirão começaram com a apresentação os hinos Brasileiro e Pontifício por um grupo dos Arautos do Evangelho. Logo após a apresentação, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, que foi um dos componentes da mesa de abertura do evento, saudou os presentes. “Desejo um frutuoso mutirão para todos. Renovo, mais uma vez, minha alegria de estar com vocês para compartilhar a comunhão”, declarou.

Logo após aos votos de Dom Celli, falou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, arcebispo de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Dom Dimas Lara Barbosa. Em seu discurso, o prelado pediu aos participantes para “escancararem as portas do coração a Cristo” e se colocarem como “discípulos missionários de Cristo para o anúncio do Evangelho potencializado com os meios que estão disponíveis”.

O evento inaugural contou ainda com os discursos do reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, e do diretor acadêmico do Muticom, Miguel Pereira. Padre Josafá destacou a importância do mundo acadêmico, ressaltando que “é preciso trabalhar com racionalidade os valores do evangelho para que estejam presentes em nosso processos comunicativos”.

Já Miguel Pereira falou um pouco do objetivo do evento. “Aqui vamos discutir o que queremos de comunicação para a Igreja. Cada um de nós é linguagem. Se melhorarmos individualmente, podemos melhorar a sociedade”, assegurou.

Participaram também da mesa de abertura do 7º Muticom o coordenador geral do evento, Padre Omar Raposo; o vigário episcopal para as comunicações da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Marcos Willian Bernardo, e o conferencista da noite, professor da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, Dom Dario Viganò, que versou sobre o tema “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades

Com informações da CNBB.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas