Reunião anual da Fundação "Populorum Progressio" será em Belém do Pará
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 15-07-2011, Gaudium Press) A próxima reunião anual do Conselho de Administração da Fundação “Populorum Progressio”, órgão do Pontifício Conselho “Cor Unum” voltado para o desenvolvimento de projetos em comunidades carentes e grupos étnicos e indígenas na América Latina, será de 19 a 22 deste mês, em Belém do Pará, informou hoje um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
A reunião dos membros da Fundação para a análise dos projetos acontece anualmente em um país diferente da América Latina e do Caribe, “para conhecer melhor as suas realidades e para divulgar as atividades da Fundação nas Igrejas particulares”. As discussões acontecerão no Mosteiro da Transfiguração de Castanhal, de Belém.
Dom Carlo Verzeletti, bispo de Castanhal, no Pará |
Uma vez que a reunião deste ano acontecerá no brasil o enfoque será dedicado sobretudo à situação dos indígenas e às camadas de população que vivem em condições de maior pobreza, ressalta o Vaticano. Além disso, terão destaque também os temas já indicados pelo Documento conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe de Aparecida de 2007, afirma o Vaticano.
No primeiro dia, 19 de julho, o Conselho analisará a situação sociopolítica e eclesial dos vários países latino-americanos. Nos dois dias seguintes, 20 e 21 de julho, se dará a oportunidade de examinar de modo detalhado os projetos individuais apresentados pelos bispos dos vários países latino-americanos.
Os trabalhos da reunião são sempre acompanhados pelas celebrações religiosas. Assim, já no primeiro dia, a convite do bispo, Dom Carlo Verzeletti, o Conselho de Administração participará a uma solene celebração da nova Catedral de Castanhal. No dia seguinte, é convidado para a Missa na paróquia de Nossa Senhora das Graças de Ananindeua, e no dia 21 de julho acontecerá uma Missa solene na Basílica – Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém. Os prelados visitarão também a Casa de Plácido, construída para acolher os peregrinos que participam do Círio de Nazaré, uma das maiores procissões católicas do Brasil, que acontece no segundo domingo de outubro com a presença de mais de dois milhões de peregrinos.
A Fundação, durante os anos 1993-2008, apoiou 3102 projetos com um valor total de 26.460.219 dólares. Para a próxima reunião foram apresentados 216 projetos, com uma estimativa de quase três milhões de dólares, de 19 países (Colômbia, 50; Brasil,43; Peru, 23; Equador, 18; El Salvador, 13; Haiti, 12; Guatemala, 10; 8 da Argentina e Bolíivia; Paraguai, 6; Chile e Cuba, 5; Costa Rica, México e Venezuela, 3; Nicarágua e República , 2; e Honduras e Uruguai, 1).
Segundo o Vaticano, os projetos estão divididos em setores como produção (agricultura e criação de gado, artesanato, micro-empresas); infra-estruturas comunitárias (água potável, saneamento básico, salões comunitários); educação (formação, equipamento escolar, publicações); saúde (campanhas de prevenção, equipamento médico para consultórios); e construção civil (centros educativos e de saúde).
Deixe seu comentário