“Missão continental na perspectiva da comunicação” é tema de destaque do terceiro dia de Secobb
Rio de Janeiro (Sexta-feira, 15-07-2011, Gaudium Press) O terceiro dia de atividades do 1º Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil (Secobb), que acontece no Rio de Janeiro, teve como destaque a palestra “Missão Continental na perspectiva da comunicação”, proferida pelo bispo de Cuautitlán, no México, Dom Guillermo Ortiz Mondragón. Na ocasião, o prelado falou, entre outras coisas, sobre os desafios da evangelização a partir do Documento de Aparecida.
Dom Mondragón explicou que a Missão Continental proposta pela Conferência de Aparecida chama a todos da Igreja a ser comunicadores “para suscitar em cada pessoa, seja fiel leigo, seja fiel consagrado, seja fiel ministro ordenado, a capacidade de comunicação com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, para que tenhamos vida”. Neste sentido, salientou o bispo mexicano, é de extrema importância o uso dos meios de comunicação, já que eles “podem construir, criar redes e propiciar o diálogo para a comunhão, a reconciliação e a paz”.
Logo após Dom Modragón, palestrou o editor da revista italiana “La Civittà Cattolica”, Padre Antônio Spadaro. Abordando o tema “Espiritualidade e elementos para uma teologia da comunicação em rede”, o sacerdote teve como tese principal a afirmação de que a internet não é meramente um meio de evangelização, mas sim, espaço existencial. Segundo Padre Antônio, a internet é um ambiente cultural, que determina o modo de pensar e agir das pessoas na atualidade, “um modo de estar no mundo”.
Segundo o padre italiano, no que tange às preocupações religiosas, a internet deve ser entendida, antes de tudo, como um “um contexto no qual a fé é chamada a exprimir-se não por uma mera vontade de presença, mas por uma conaturalidade do cristianismo com a vida dos homens”. Diante disso, para o sacerdote, o desafio atual da Igreja é, não o modo de usar bem a rede, mas “como viver bem o tempo da rede”.
O terceiro dia de Seminário também teve, no período da tarde, uma mesa-redonda, coordenada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que reuniu dirigentes de seis canais de televisão católicos. Na ocasião, os participantes apresentaram aos bispos um pouco da história, da parte estrutural das emissoras e das políticas de comunicação.
Nos comentários dos prelados após as explanações dos representantes das TVs, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, assim como o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa, sugeriu que as emissoras tivessem programas em rede.
Programação de hoje
O dia de hoje do 1ª Secobb começou com missa presidida por Dom Dimas Lara Barbosa. O período da manhã será dedicado a visitas guiadas fora do centro de convenções onde está sendo realizado o encontro. Palestras só acontecerão no período vespertino.
O primeiro conferencista será o professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Ismar de Oliverira, que abordará o tema “Educomunicação”. A segunda e última palestra do dia será proferida pela professora da Fapcom/Sepac – SP, Dra. Irmã Joana T. Puntel, que dissertará sobre “Direção estratégica de processos comunicativos na Igreja”.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário