Gaudium news > Chile e Bielorrússia ganham novos núncios apostólicos

Chile e Bielorrússia ganham novos núncios apostólicos

Ivo Scapolo.jpg
Dom Ivo Scapolo

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 15-07-2011, Gaudium Press) O Vaticano divulgou hoje a nomeação de dois novos núncios apostólicos, designados pelo Papa para o Chile e para a Bielorrússia. Bento XVI também fez nomeações episcopais, indicando novos bispos para dioceses na Colômbia.

Como representante pontifício no Chile, o Papa escolheu Dom Ivo Scapolo, arcebispo titular de Tagaste, transferindo-o da nunciatura apostólica na Ruanda, onde estava sediado. Para a Bielorrússia, foi escolhido Dom Claudio Gugerotti, arcebispo titular de Ravello, que ocupava a nunciatura apostólica na Geórgia, Armênia e Azerbaijão.

Colômbia

Além dos novos núncios, Bento XVI também fez nomeações episcopais para duas dioceses da Colômbia. Para a de Pereira, localizada no centro-oeste do país, o Papa nomeou como bispo Dom Rigoberto Corredor Bermúdez, então bispo de Garzón, após aceitar o pedido de renúncia apresentado pelo bispo jubilante Dom Tulio Duque Gutiérrez.

Dom Gugerotti.jpg
Dom Claudio Gugerotti

Dom Rigoberto nasceu em 5 de agosto de 1948, na cidade de Arabia, pertencente à diocese a qual agora assume. Estudou em Manizalez e na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 18 de novembro de 1973 e recebeu a ordenação episcopal em 26 de fevereiro de 1988.
Já para a Diocese de Santa Rosa de Osos, na região central do país, próxima a Medellin, Bento XVI indicou como bispo Dom Jorge Alberto Ossa Soto, então bispo de Florencia.

Dom Jorge Alberto Ossa Soto nasceu em 29 de julho de 1956, na Diocese de Sonsón-Rionegro. Realizou seus estudos sacerdotais no Seminário Maior São Pio X e obteve licenciatura em Teologia Dogmática pela Universidade Católica de Innsbruck. Foi ordenado sacerdote em 23 de maio de 1992 e bispo em março de 2003.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas