Gaudium news > Pontífice nomeia secretários para o Pontifício Conselho para os Operadores no campo da saúde

Pontífice nomeia secretários para o Pontifício Conselho para os Operadores no campo da saúde

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 14-07-2011, Gaudium Press) O Vaticano anunciou nesta quinta-feira a nomeação feita pelo Papa Bento XVI de dois oficiais para o alto comando do Pontifício Conselho para os Operadores da Saúde, dicastério dedicado à pastoral dos enfermos e dos profissionais da saúde.

2011-02-02_Press_Conference_01.jpg
Monsenhor Mupendawatu iniciou seu trabalho no Pontifício Conselho para os Operadores no campo da Saúde

O então subsecretário do dicastério, Mons. Jean-Marie Mate Musivi Mupendawatu, foi promovido pelo Papa ao cargo de secretário, que estava vacante. Em seu lugar, Bento XVI nomeou um padre camiliano que trabalhava na Congregação para a Doutrina da Fé, Augusto Chendi.

Mons. Jean-Marie Mate Musivi Mupendawatu iniciou seu trabalho no Pontifício Conselho para os Operadores no campo da Saúde no dia 1° de abril de 1991, como oficial. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI sub-secretário em 31 de julho de 2009.

O agora secretário nasceu em Lubero, na região de Norte-Kivu (Zaire) em 18 de julho de 1955. Estudou no Seminário Menor diocesano de Musienene, no Seminário Filosófico e Teológico “Pio X” de Bukavu e no Universitário “João Paulo II” de Kinshasa. Foi ordenado sacerdote em 26 de agosto de 1982, para a diocese de Butembo-Beni (Rep.Democrática do Congo). Entre 1982 e 1985 foi professor e reitor no Seminário Menor diocesano de Musienene. Em seguida, exerceu o ministério de Substituto Capelão no Canadá, no “Centre Hospitalier de Verdun”, e no Centro para idosos “Hôtel-Dieu de Montréal”.

Estudou de 1985 a 1989 na Pontifícia Universidade Urbaniana, onde obteve a Licença e o Doutorado em Direito Canônico. É membro do Conselho Diretivo da Pontifícia Academia para a Vida e autor de diversas publicações relativas principalmente à temáticas de bioética. Conhece o francês, o italiano, o inglês e o swahili.

Já o novo subsecretário, Padre Augusto Chendi, que era oficial da Congregação para a Doutrina da Fé, é doutor em Teologia Moral e autor, entre outras publicações, do livro “La morte del Figlio: Il mistero del Crocifisso e il suo significato per la fondazione della morte nella riflessione teologica di Hans Urs von Balthasar” (A morte do Filho: O mistério do crucifixo e seu significado para a fundação da morte na reflexão teológica de Hans Urs von Balthasar) .

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas