Gaudium news > Novo bispo para a região Lapa, primeiro prelado nipo-brasileiro é apresentado em São Paulo

Novo bispo para a região Lapa, primeiro prelado nipo-brasileiro é apresentado em São Paulo

São Paulo (Sexta-feira, 08-07-2011, Gaudium Press) Primeiro prelado nipo-brasileiro, Monsenhor Julio Endi Akami será sagrado bispo neste sábado, em cerimônia na Catedral da Sé em São Paulo. Na tarde desta sexta-feira ele foi apresentado durante uma coletiva de imprensa conduzida pelo Arcebispo Metropolitano, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, na 8ª ExpoCatólica.

Coletiva.jpg
Para Dom Odilo, trata-se de um momento especial para toda a comunidade japonesa/Foto: Luciano Batista

“Estou sereno. Estes dois últimos meses foram de total preparação. Aproveitei o tempo para rezar e meditar bastante, porque sei que vou assumir uma responsabilidade muito grande”, afirmou monsenhor Júlio.

Nomeado em 4 de maio deste ano pelo Papa Bento XVI, o religioso ficará responsável pela Região Episcopal da Lapa, que era conduzida por Dom João Mamede, transferido para a Diocese de Umuarama (PR) em fevereiro.

Segundo Dom Odilo “este é também um momento especial não só para a Arquidiocese, mas também para toda a comunidade japonesa, porque Monsenhor Julio será o primeiro bispo nipo-brasileiro e isso é significativo”.

Monsenhor Júlio foi vigário paroquial e, depois, pároco da paróquia Santo Antônio em Cambé; reitor do Seminário Maior Palotino, em Curitiba; assessor da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-teológicos do Brasil (OSIB) no Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), secretário-geral para a Formação; consultor local da Comunidade da Casa Geral, em Roma; diretor Espiritual do Seminário Maior Palotino, em Curitiba; reitor da Província São Paulo Apóstolo; professor de teologia no “Studium Theologicum”.

“Para mim também tem um significado especial, porque serei sagrado bispo no dia em que a Igreja celebra a data festiva de Madre Paulina e espero seguir seu exemplo de caridade e dedicação. Assim, baseado em seus ensinamentos, levarei a minha experiência de sacerdote para todas as pastorais da região episcopal Lapa”, concluiu Monsenhor Júlio.

Luciano Batista

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas