Gaudium news > PCCS promove na próxima semana I Encontro de Comunicação para Bispos do Brasil

PCCS promove na próxima semana I Encontro de Comunicação para Bispos do Brasil

Cidade do Vaticano (Sábado, 09-07-2011, Gaudium Press) “As novas tecnologias não desempenham apenas uma função instrumental. E a Igreja tem esta profunda consciência de que deve anunciar a mensagem ao homem de hoje. Este é o grande desafio: como fazê-lo no novo contexto cultural”. A análise é de Dom Cláudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, ao avaliar a realização do I Encontro de Comunicação para os Bispos do Brasil promovido pelo dicastério, em parceria com a CNBB e a Arquidiocese de Rio.

Como noticiado em janeiro por Gaudium Press, o encontro, que acontece na próxima semana (entre os dias 12 e 16), no Rio de Janeiro, tem como objetivo ser “um espaço de reflexão e debate a respeito dos fenômenos da comunicação, da evolução de seus fundamentos e da natureza de suas práticas”.

“Parece-me importante que um grupo com cerca de 100 a 120 bispos brasileiros se unam durante três dias para refletir sobre o tema”, declarou o arcebispo à Rádio Vaticana nesta sexta-feira. O próprio Dom Cláudio será um dos destaques do encontro, que terá transmissão pelas principais emissoras de TV e rádios católicas do país.

De acordo com Dom Cláudio, a iniciativa nasceu durante a visita Ad Limina dos bispos brasileiros, no fim do ano passado. Ele recorda que o tema é importante porque há uma necessidade de anunciar o Evangelho, “missão fundamental da Igreja”, de forma adequada ao homem de hoje, fazendo uso de uma linguagem moderna e de elementos dos quais antes não se dispunha.

“Há poucos dias participei de uma videoconferência com estudantes que através da Universidade Gregoriana estão fazendo um curso de comunicação. Em uma tarde na universidade, junto ao reitor e diretor dos cursos, realizamos uma videoconferência com um estudante que se encontrava na Guatemala e outro na Bolívia. Isso alguns anos atrás era impossível de ser imaginado”, exemplificou o prelado.

No entanto, Dom Cláudio lembrou que tanto o anúncio do Evangelho atualizado nas linguagens modernas quanto o uso das novas ferramentas de comunicação não podem prescindir da fidelidade à Doutrina Social da Igreja e aos valores morais e cristãos por ela defendidos.
Com informações da Rádio Vaticana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas