Igreja Católica em Bangladesh ganha uma nova diocese
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 08-07-2011, Gaudium Press) A Igreja Católica em Bangladesh, país de maioria muçulmana (89%) entre seus quase 150 milhões de habitantes, ganhou hoje uma nova diocese. Batizada de Sylhet, a criação da nova circunscrição eclesiástica pelo Papa foi informada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Como primeiro bispo, Bento XVI nomeou Dom Bejoy Nicephorus D’Cruze, O.M.I., até o presente momento bispo da diocese de Khulna.
A nova diocese pertencia à Arquidiocese de Dhaka, capital de Bangladesh, como diocese sufragânea da sede metropolitana. Sylhet compreenderá 40% do território da arquidiocese, que tem uma população de quase nove milhões de pessoas, dentre as quais 17 mil são católicas.
A nova diocese abrange quatro distritos civis de Sylhet, Sunamganj, Habiganj e Moulibazar e conta com seis paróquias, sete sacerdotes diocesanos e 14 religiosos, 30 religiosas e somente um seminário. Em caráter provisório a igreja paroquial de Lokhipur, a 100 km de Sylhet, será a catedral da Diocese de Sylhet.
Segundo estimativas recentes, os cristãos, mais especificamente os católicos romanos, são apenas cerca de 0,7% da população.
Deixe seu comentário