Papa começa suas “férias” em Castel Gandolfo
Cidade do Vaticano (qQuinta-feira, 07-07-2011, Gaudium Press) Precisamente às 18 horas de hoje, horário de Roma, Bento XVI se aproximou da sacada da residência apostólica estiva de Castel Gandolfo, a cerca de meia hora de Roma. O pontífice começou seu período de “férias”, que deve durar quase três meses.
Bento XVI decidiu neste verão permanecer somente em sua residência estiva em Gandolfo |
Com isso, por todas as três próximas quartas-feiras, as audiências gerais com os fiéis estão suspensas. Apenas as cerimônias dominicais do Ângelus serão mantidas, sendo realizadas junto aos fiéis em Castel Gandolfo. As audiências voltam no dia 3 de agosto.
“Caros amigos, desejo a todos uma boa noite. Começo neste momento as mias férias”, iniciou o Papa seu discurso, acrescentando, sobre Castel Gandolfo: “Aqui encontro o lago, a montanha. Sou feliz estando aqui”.
Bento XVI decidiu neste verão permanecer somente em sua residência estiva em Gandolfo, mudando assim a tradição introduzida por João Paulo II de se passar as férias também no Vale D’Aosta, região próxima aos Alpes, aonde em outras ocasiões o Papa Ratzinger já fora. Bento XVI não é tão apreciador das montanhas como era o Beato João Paulo II, preferindo estar na residência estiva e dedicar seu tempo a escrever. Nos últimos anos, o pontífice usou esse período para adiantar dois volumes de “Jesus de Nazaré” – em cuja terceira parte, sobre a infância de Jesus, vem atualmente trabalhando.
Castel Gandolfo se preparou para a estada pontíficia com uma renovação da igreja paroquial de São Tomás de Villanova. Será inaugurada dentro dela uma placa alusiva ao Papa. Até agora, foi renovado o exterior da igreja, trazendo de volta a cor original, o branco, prevista pelo arquiteto Bernini. A igreja foi construída durante o pontificado de Alexandre VII e consagrada pelo mesmo pontífice em 15 de maio de 1661, dedicando-a a São Tomás de Villanova, que havia sido canonizado pelo próprio Alexandre VII em 1658.
Para receber o Papa, a pequena cidade badalou os sinos da igreja paroquial. As pessoas, munidas de bandeiras vaticanas, já aguardavam a saudação e a benção do seu hóspede famoso junto à residência pontifícia. A estada do Papa em Gandolfo é muito esperada pelos moradores, porque dá vida e leva peregrinos e turistas para a localidade.
Primeira Missa
Amanhã será o 60º aniversário da primeira missa presidida pelo então sacerdote Joseph Ratzinger. A ocasião deverá ser recordada pelo Papa de forma particular.
Deixe seu comentário