Manuscrito do século XII some da Catedral de Santiago de Compostela
O Códice foi feito com o objetivo de reforçar a devoção ao apóstolo São Tiago |
Lisboa (Quinta-feira, 07-07-2011, Gaudium Press) O jornal espanhol Correo Galego informou nesta quarta-feira, 07, que um dos livros mais importantes do mundo, o Códice Calixtino, manuscrito feito no século XII, sumiu da Catedral de Santiago de Compostela. O sumiço do livro, que ficava guardado em uma câmara blindada no setor do arquivos da Catedral, foi percebido na terça-feira, 5.
Conforme o diário espanhol, o sistema de segurança da câmara havia sido reforçado recentemente, mas, apesar disso, nem todos os movimentos seriam controlados pelos alarmes instalados. Neste sentido, explica o periódico, a polícia que investiga o crime não descarta a possibilidade de que o manuscrito tenha sido furtado por um grupo contratado por algum colecionador ou traficante de objetos deste gênero.
O Códice, informa a Rádio Vaticano, foi elaborado com o objetivo de reforçar a devoção ao apóstolo São Tiago, e é o mais ancestral e difundido guia para os peregrinos do Caminho de Santiago. O livro contém descrições sobre rotas, e fornece informações a respeito de obras de arte e do patrimônio histórico que podem ser vistos durante o trajeto.
Desde 1964, os cinco livros e dois apêndices que compõem o Códice foram encadernados formando um volume único.
Deixe seu comentário