Gaudium news > Ordenados nove sacerdotes dos Arautos do Evangelho no Brasil

Ordenados nove sacerdotes dos Arautos do Evangelho no Brasil

Caieiras (Quinta-feira, 06-07-2011, Gaudium Press) No último sábado, 2 de julho, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Caieiras (SP), foram ordenados nove sacerdotes da Sociedade Clerical de Vida Apostólica “Virgo Flos Carmeli”, dos Arautos do Evangelho.

view.jpeg
Dom Benedicto Beni dos Santos

O bispo ordenante foi Dom Benedicto Beni dos Santos, bispo de Lorena, que é também membro da Comissão de Doutrina da CNBB e supervisor geral de estudos dos Arautos do Evangelho. Entre outras importantes funções desenvolvidas em seu ministério episcopal, estão a de delegado da CNBB na 5ª Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano em 2007, em Aparecida; e a de ter participado como padre sinodal, por eleição do Papa Bento XVI, na 2ª Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma, em outubro de 2009.

Os novos sacerdotes, que realizarão seu ministério em diversos lugares do todo o mundo, são originários do Brasil (3), Colômbia (3), Espanha (1), Costa Rica (1) e Chile (1).

A cerimônia foi concelebrada por Mons. João Sconamiglio Clá Dias, superior geral da Sociedade Clerical de Vida Apostólica ‘Virgo Flos Carmeli’ e canônico honorário da Basílica Papal de Santa Maria Maior; Mons. Rafael Ibarguren Schindler, E.P., administrador apostólico do Vicariato de San Miguel de Sucumbíos, no Equador; Padre Joaquim Damásia Neto, chanceler da Diocese de Assis; Padre Manuel Herrada Montes, pároco de Cantoria, na diocese espanhola de Almería; e Padre José Roberto Tezende, além de mais de 50 sacerdotes.

Durante a homilia, Dom Benedicto recordou a dignidade que comporta quem é elevado à condição sacerdotal, e ao mesmo tempo apontou as grandes responsabilidades que essa dignidade traz.

Abordando o texto do Evangelho de São João (cap.21), que cita passagem em que Jesus Cristo pede a São Pedro – após ter lhe perguntando se este o amava – que apazigue suas ovelhas, o bispo de Lorena afirmou que o presbítero deve ter muito presente que o rebanho confiado a seu cuidado não é seu rebanho, senão o rebanho de Jesus Cristo: “O rebanho é do Senhor!”, expressou o prelado.

Segundo Dom Benedicto, isto significa que a principal missão do sacerdote é a de encaminhar os fiéis a Jesus Cristo, cumprindo a cabalidade de seu papel de difusor da Palavra de Deus, de mestre da doutrina cristã e de administrador dos sacramentos de Deus, particularmente da eucaristia e a confissão.

view 2.jpeg
 

Delegações de familiares dos ordenados participaram da Eucaristia, e intervieram no emocionante momento em que foram retiradas as cintas brancas que envolviam as mãos dos novos presbíteros, mãos que dali em diante serão “instrumentos” sagrados com os que, atuando ‘in persona Christi Capitis’, eles converterão o pão e vinho no Corpo e Sangue de Cristo.

Ao final da cerimônia, e em nome dos novos sacerdotes, o padre espanhol Ignacio Montojo E.P agradeceu Dom Benedicto a “sempre disponível e valiosa orientação pastoral e doutrinal que, como verdadeiro patriarca, deu à família espiritual dos Arautos do Evangelho”.

No dia anterior, sexta-feira, na mesma paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Dom Benedicto havia ordenado um grupo de diáconos também da Sociedade Clerical de Vida Apostólica de Direito Pontifício ‘Virgo Flos Carmeli’.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas