Gaudium news > João Paulo II é homenageado na Colômbia no 25º aniversário de sua visita ao país

João Paulo II é homenageado na Colômbia no 25º aniversário de sua visita ao país

Bogotá (Quarta-feira, 06-07-2011, Gaudium Press) “Em 1º de maio deste ano se levou a cabo no Vaticano a beatificação do Papa João Paulo II, evento que encheu de imensa alegria a Igreja universal. Para nós, a alegria é maior graças à feliz coincidência do evento com a comemoração dos 25 anos da visita apostólica do Papa Beato à Colômbia, ocorrida de 1 a 7 de julho de 1986”. Foi com estas palavras que foi aberta a solene celebração eucarística na Catedral Primada da Colômbia, ontem, pelos 25 anos da viagem apostólica do Papa Beato ao país.

A missa, que teve início às 17h, hora local, foi presidida por Dom Rúben Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá e presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), e concelebrada pelo Cardeal Pedro Rubiano Sáenz, arcebispo emérito de Bogotá, e Dom Aldo Cavalli, núncio apostólico na Colômbia, além de 80 bispos colombianos.

João Paulo II.jpg
João Paulo II celebra missa repleta de fiéis durante visita que fez ao país em 1986

Na homilia, Dom Salazar expressou que a alegria chegara a Colômbia com a presença de João Paulo II há 25 anos, e que essa alegria “voltamos e recordar hoje (…); a alegria que nasce do anúncio (…), que se experimentou quando se sabe que um Deus próximo nos traz a paz e a liberdade”.

Disse, ainda, que a comemoração de ontem é ocasião propícia para que em nós colombianos “nasça o anel da conversão de nossos corações”, assim como um “ardente compromisso de lutar pela paz”. Antes desta celebração religiosa, até às 15h, foi realizado o fórum “Com a paz de Cristo pelos caminhos da Colômbia”, ato que contou com a presença, além dos prelados colombianos, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o ex-presidente Belisário Betancur (mandatário no ano de 1986); o embaixador da Polônia na Colômbia, Jacek Perlin, entre outras personalidades.

O presidente Santos, em sua intervenção, assinalou que a visita de João Paulo II há exatamente 25 anos foi “como um raio de esperança (…) um bálsamo da fé, um bálsamo de tranquilidade” para um país que vivia uma situação difícil”. Mais adiante também aproveitou a ocasião para destacar o lugar que a Igreja Católica ocupou na Colômbia na busca pela paz, assinalando que ela sempre esteve disposta a contribuir com qualquer iniciativa. De maneira especial, agradeceu a colaboração que a Igreja prestou às vítimas da violência.

O ex-presidente Betancur, por sua vez, disse que a visita do Papa foi como “uma lufada de esperança” para os colombianos, e que o pontífice chegou ao país para semear “por todas as partes as sementes da paz”. Também afirmou que a Colômbia “penetrou no coração do pontífice”.

Dom Salazar, que abriu o fórum com uma saudação de boas-vindas a todos os presentes, recordou especialmente o lema com o qual há 25 anos João Paulo II peregrinou por quase todo o território do país e expressou que hoje “nos sentimos animados para percorrer os caminhos da Colômbia”, como ele o fez.

O fórum também contou com a presença do “Coral Coppell” da Colômbia, o mesmo que acompanhou o pontífice naquela ocasião. Este Coral interpretou ontem duas canções em homenagem ao Papa Beato: “Padre mensageiro da paz” e “Um homem vindo de um mundo distante”.

Estas homenagens a João Paulo II ocorrem no marco da 91ª Assembleia Plenária do Episcopado Colombiano, que se conclui nesta sexta-feira, 8 de julho, em Bogotá. A reunião conta com a presença dos 96 bispos que representam as diversas jurisdições eclesiásticas do país.

Texto original de Sonia Trujillo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas