Gaudium news > Instituições na Itália oferecem curso e até mestrado em “Ciências do Matrimônio e da Família”

Instituições na Itália oferecem curso e até mestrado em “Ciências do Matrimônio e da Família”

Roma (Terça-feira, 05-07-2011, Gaudium Press) Que tal possuir um título de mestrado em Ciências do Matrimônio e da Família? Ou um diploma em Pastoral Familiar? É o que oferece o Instituto João Paulo II, em parceria com o Escritório Nacional de Pastoral Familiar da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

familia2020.jpg
O mestrado é dirigido especificamente a casais que operam ou pretendem operar no campo da Pastoral Familiar

Ambas modalidades são voltadas, principalmente, para casais, seminaristas e religiosos que desejam se especializar em uma atuação na pastoral familiar. No caso do mestrado, a exigência é ter um curso superior completo, em qualquer área. Para o Curso Estivo em Pastoral Familiar, no entanto, o Instituto requer apenas Ensino Médio.

Segundo o Escritório Nacional da Pastoral Familiar da CEI, o que se propõe, no caso do mestrado em Ciências do Matrimônio e da Família, é uma formação acadêmica interdisciplinar “para apoiar todos que trabalham como especialistas na Pastoral Familiar, através de uma preparação específica que os habilita a testemunhar e a anunciar às comunidades o Evangelho do matrimônio e da família”.

Em particular, o que se propõe é preparar, para o serviço das Igrejas locais, formadores de formadores no campo da pastoral familiar. A proposta é que esposos sejam minimamente versados a fim de poder dar uma contribuição ao desenvolvimento da teologia do matrimônio e da família. O curso tem duração trienal, de forma cíclica. Ele se estrutura, de acordo com o Escritório, em três semanas intensivas com frequência anual (uma na primavera e duas no verão), às quais se acrescentam cursos integrados de modalidade e-learning (pela internet), ensinamentos guiados (tutoring) e um estágio organizado nas dioceses em parceria com o Instituto João Paulo II.

Especialistas em temáticas que concernem à visão integral da pessoa; animadores que valorizam o aporte da teologia, da filosofia e das ciências humanas no âmbito da cultura e da vida social a serviço da família e a doutrina social da Igreja compõem o corpo docente do curso.

O Mestrado é dirigido especificamente a casais que operam ou pretendem operar no campo da Pastoral Familiar, mas se dirige também a todos aqueles que, por motivos diversos, “estão interessados em uma formação pessoal e na habilitação em um serviço eclesial qualificado no âmbito dos temas e das problemáticas da vida de casal e de família”.

Para se obter o titulo, além de notas mínimas nos exames das matérias previstas, o aluno precisa elaborar uma pesquisa especializada e apresentar e discutir em classe, como exame final de grau. Além da discussão do projeto, o exame final consiste em uma prova oral interdisciplinar. O Master universitário possui reconhecimento canônico.

Curso Estivo

Outra opção é o Curso Estivo em Pastoral Familiar. O curso de verão já teve a participação de centenas de famílias, de sacerdotes, de religiosos, de seminaristas e de pessoas solteiras. Ele visa à formação de animadores qualificados em Pastoral Familiar nas dioceses, nas paróquias e nas várias agremiações que se propõem a acompanhar e apoiar as famílias, informa o órgão, “no seu crescimento humano e espiritual e na sua missão a serviço da Igreja e da sociedade”.

O curso, de caráter interdisciplinar, é concluído como “sapiência pastoral”, se estrutura em duas semanas intensivas de frequência para cada um dos três anos e é destinado a casais, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas, pessoas solteiras, que se preparam para se tornarem “animadores de pastoral familiar” em vários níveis.

A exigência para o curso é Ensino Médio completo. Ao final do percurso formativo, se obtém o Diploma em Pastoral Familiar.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas