Gaudium news > Bispos colombianos iniciam sua 91ª Assembleia Plenária

Bispos colombianos iniciam sua 91ª Assembleia Plenária

Bogotá (Terça-feira, 05-07-2011, Gaudium Press) Teve início nesta segunda-feira, 04, em Bogotá, Colômbia, a 91ª Assembleia Plenária do Episcopado do país. O evento, que acontece até 08 de julho, na sede da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), teve sua palestra inaugural proferida pelo arcebispo de Bogotá e presidente da CEC, Dom Rubén Salazar Gómez. O prelado recordou os acertos e avanços do triênio 2008 – 2011.

IMG_5018.JPG
91ª Assembleia da CEC segue até o dia 08 de julho

No último triênio, disse Dom Salazar, a Igreja do país contou com a ajuda de especialistas que analisaram a realidade colombiana “para tratar de compreender os desafios fundamentais que se apresentam ao trabalho de evangelização”. Conforme o prelado, foi uma tarefa árdua e trabalhosa, porque “nossa realidade é complexa, com males crônicos ainda que rapidamente mutável, com problemas estruturais propriamente nossos e com influências crescentes do entorno mundial”.

O presidente da CEC ressaltou também o trabalho feito pela Igreja do país em favor da vida e a maneira como ele potencializou a promoção da vida, não só em ações evangelizadoras das próprias jurisdições eclesiásticas, como de várias instituições que lutam pela vida. Conforme Dom Salazar, graças a este trabalho conjunto “pôde-se intervir também adequadamente nos debates que o Congresso da República levou a cabo em diferentes oportunidades na discussão de algumas leis”.

Dom Salazar referiu-se ainda aos últimos meses do último triênio em que a CEC começou a focar o tema da paz, “entendida não apenas como fim do conflito armado, mas também como o fruto da construção da justiça social no país”. Conforme o prelado, tal assunto foi tratado em diversas assembleias plenárias anteriores, o que possibilitou aos bispos “situá-lo no contexto amplo da realidade do país e da missão da Igreja”.

Sobre o tema da paz, o presidente da CEC informou também que em uma assembleia plenária realizada em fevereiro deste ano foi iniciado um processo de estudo, “cujo fruto será um pequeno diretório que permitirá iluminar e abrir possibilidade ao trabalho consciente, tenaz e fecundo que se vem realizando durante décadas tanto na Conferência Episcopal, nas jurisdições eclesiásticas e em outras instituições baseado no Evangelho da Paz”.

Por fim, o prelado colombiano desejou que nesta plenária o episcopado do país consiga avançar na realização das linhas gerais do diretório planejado. “Em nosso trabalhos de equipe, nas colocações, nos livros-sínteses, há elementos valiosos que nos cabe agora aprofundar, completar, enriquecer, para que possamos dar um aporte substancioso à Igreja universal no próximo Sínodo e, ao mesmo tempo, permitir que nosso trabalho seja cada vez mais fecundo. O trabalho do próximo triênio terá que seguir essa linha”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas