Gaudium news > Papa recebe milhares de peregrinos de diocese italiana e ressalta importância da educação católica

Papa recebe milhares de peregrinos de diocese italiana e ressalta importância da educação católica

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 04-07-2011, Gaudium Press) “Não tenham medo das dificuldades em meio às quais são chamados a realizar a vossa missão”. Foi o que disse neste sábado o Papa a milhares de pais e mães, pertencentes à diocese italiana de Altamura-Gravina-Acquaviva delle Fonti, ao ressaltar-lhes a importância da educação católica para as crianças.

“Vocês não estão sozinhos! A comunidade cristã está junto a vocês e vos sustenta. A catequese acompanha os vossos filhos no crescimento humano e espiritual deles, mas é uma formação permanente, não se limita a preparação para o recebimento dos Sacramentos”, continuou o Papa. O encontro ocorreu no Vaticano. Bento XVI recebeu em uma audiência especial na Sala Paulo VI sete mil fiéis da diocese italiana, que peregrinaram à Roma para se encontrar com o pontífice.

Em seu discurso, o Papa falou ainda sobre a missão evangelizadora da Igreja. “A Igreja não é uma organização social, filantrópica, como muitas que existem: ela é a Comunidade de Deus, é a Comunidade que crê, que ama, que adora o Senhor Jesus e abre as “velas” ao sopro do Espírito Santo, e por isto é uma Comunidade capaz de evangelizar”, afirmou. “A Igreja é essencialmente um mistério de amor a serviço da humanidade em vista da sua santificação”.

Na ocasião, Bento XVI falou aos peregrinos também sobre a crescente secularização da sociedade, lembrando que “o atual momento histórico é assinalado por luzes e sombras” de “comportamentos complexos: voltar-se a si mesmo, narcisismo, desejo de posse e de consumo, sentimentos e afetos sem responsabilidade”. E é nesta realidade, diz o Papa, que os cristãos são chamados a promover a fé, através da educação católica e de outras iniciativas.

À comunidade cristã, o Papa pediu que apóie a missão da família através das catequeses, e uma formação permanente, além de cuidar dos mais necessitados. E aos bispos, pediu para “servirem com amor e dedicação” ao povo.

“Anunciem com coragem e fidelidade o Evangelho, sejam testemunhas da misericórdia de Deus e, guiados pelo Espírito Santo, saberão indicar a verdade, não temendo o diálogo com a cultura e com aqueles que estão em busca de Deus”, concluiu o pontífice.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas