Associação que reúne bispos da África do Leste comemora 60 anos de sua fundação
Nairóbi (Segunda-feira, 04-07-2011, Gaudium Press) A Associação das Conferências Episcopais da África do Leste, em inglês Association of Member Episcopal Conferences Eastern Africa (Amecea) realiza desde o dia 27 de junho a sua 17ª Assembleia Plenária, que este ano tem uma motivação especial: a comemoração pelos 60 anos da criação da entidade. O evento ocorre na Universidade de Nairóbi, no Quênia, e segue até a próxima quinta-feira, 07. Ao todo 350 delegados estão presentes.
A cerimônia de abertura da Assembleia Plenária contou com a participação do presidente do Quênia, Mwai Kibaki. Na ocasião, o líder político teceu alguns comentários a respeito da importância da Igreja para a África do Leste. “Enquanto a Igreja ocidental se confronta com desafios demográficos, muitas vezes carregados de melancolia e sofrimento, nos nossos países há um crescimento – mesmo que quantitativo – impressionante”, destacou.
A Amecea foi fundada em 1961 e engloba bispos do Quênia, Uganda, Sudão, Eritreia, Etiópia, Tanzânia, Malawi e Zâmbia. Nestes 60 anos, o crescimento populacional dos oitos países que compõem a Associação foi enorme, passado de 30 milhões para 261 milhões. Desse total, atualmente, 47 milhões são católicos. A África do Leste conta ainda com 116 bispos, 8.696 padres, 7.146 religiosos e 20.773 freiras.
Com informações da Rádio Vaticana.
Deixe seu comentário