Gaudium news > Bento XVI lamenta falecimento de cardeal alemão

Bento XVI lamenta falecimento de cardeal alemão

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 30-06-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI enviou hoje um telegrama de condolências ao administrador apostólico da Arquidiocese de Berlim, Dom Matthias Heinrich, pelo falecimento do Cardeal Georg Sterzinsky. Arcebispo titular da mesma arquidiocese até fevereiro deste ano, quando aposentou-se por motivo de idade, Dom George estava com 75 anos e morreu esta manhã, após uma longa doença (não foi revelada qual).

Em sua mensagem, o pontífice expressou sua proximidade com os fiéis berlinenses que neste momento sofrem a morte do cardeal e destacou o trabalho do purpurado a frente da arquidiocese. Segundo Bento XVI, quando tornou-se arcebispo da capita alemã, na época da queda do muro de Berlim e da reunificação do país, Dom George pegou um episcopado dividido e conseguir se tornar “o bispo de todos”.

kn_723952_sterzinsky.jpg
Cardeal Stersinsky foi nomeado arcebispo de Berlim em 1989

Bento XVI salientou também a preocupação acentuada do cardeal com o tema da conciliação e afirmou que o purpurado “tinha particularmente junto ao coração as pessoas sem moradia fixa, os refugiados e os migrantes, e através da família da Igreja, procurou dar-lhes uma pátria”.

Condolências da chanceler alemã
A chanceler alemã, Angela Merkel, também lamentou a morte de cardeal Sterzinsky, a qual chamou de “grande perda para a Igreja Católica”. Segundo a líder política, o purpurado fará falta pois “estimulou e enriqueceu os debates na sociedade e na Igreja com suas contribuições sofisticadas”.

Biografia
Nascido no que hoje é atual Polônia, em 1936, Cardeal Stersinsky migrou durante a Segunda Guerra Mundial, com a família, para a Alemanha, onde realizou seus estudos filosóficos e teológicos.

Ordenou-se sacerdote em 1960, e por 15 anos, de 1966 a 1981, foi pastor da Comunidade de São João Batista na Universidade da cidade de Jena, na Alemanha, maior freguesia do território da antiga República Democrática da Alemanha.

Foi ordenado bispo em 1989, mesmo ano em que assumiu a diocese de Berlim, em seguida, elevada à sede metropolitana. João Paulo II o criou cardeal no consistório de 28 de junho de 1991.

Com informações da Rádio Vaticano.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas