Gaudium news > CNBB dá mais detalhes de grupo que coordenará as ações das pastorais da juventude no país

CNBB dá mais detalhes de grupo que coordenará as ações das pastorais da juventude no país

Brasília (Quinta-feira, 30-06-2011, Gaudium Press) Em comunicado emitido hoje, 30, a presidência da recém-criada Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deu mais detalhes a respeito da coordenação nacional que será criada pela comissão a fim de ser a referência principal para a pastoral juvenil na Igreja do país.

Dirigindo-se a jovens, dirigentes adultos e assessores dos movimentos eclesiais, novas comunidades, pastorais da juventude e congregações, a presidência da Comissão afirmou que desde o Documento 85 da CNBB – Evangelização e Juventude, que destacou a importância da valorização dos diversos grupos que atuam junto aos jovens, a entidade tem motivado todas as dioceses do país a organizarem o Setor Juventude.

Neste sentido, segundo a presidência da Comissão, foi que se chegou, em um encontro com bispos referenciais, realizado em março, à conclusão da importância de se ter “uma equipe de jovens que represente a pluralidade de expressões de trabalho juvenil eclesial em nosso país”, ou seja, neste encontro, foi criada a coordenação nacional das Pastorais da Juventude no Brasil.

Conforme a presidência da nova Comissão, o novo grupo coordenador terá a responsabilidade de “garantir o protagonismo juvenil na organização nacional e o espirito de unidade das diversas expressões de juventude do Brasil”. Neste sentido, representará também o país nas instâncias internacionais, principalmente no Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e no Pontifício Conselho para os Leigos.

O grupo coordenador será formado por quatros jovens secretários das pastorais da juventude, por dois jovens de movimentos eclesiais, por dois jovens de novas comunidades e por dois jovens ligados às congregações que possuem este carisma. Sua organização e seu acompanhamento ficarão sob a responsabilidade direta dos assessores Nacionais, Padre Carlos Sávio e Padre Toninho.

A presidência informou, por fim, “que mais detalhes da identidade e missão dessa coordenação serão posteriormente delineados”.

Com informações da CNBB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas