Gaudium news > “L’Osservatore Romano” completa 150 anos nesta sexta-feira

“L’Osservatore Romano” completa 150 anos nesta sexta-feira

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 30-06-2011, Gaudium Press) O jornal “L’Osservatore Romano” (OR), periódico oficial do Vaticano e “jornal do Papa”, completa 150 anos nesta sexta-feira. Por conta da data, o Papa Bento XVI enviou uma carta ao diretor do jornal, Giovanni Maria Vian, com ” reflexões sobre a história e sobre o papel” do OR em sua singularidade e responsabilidade. Para a data, está prevista também uma edição especial do jornal, informou ontem o diretor Vian na coletiva para a imprensa de apresentação do portal www.news.va.

Captura_de_tela.png
Edição diária e semanal do L’Osservartore Romano pode ser vista on-line pelo site: www.osservatoreromano.va

O primeiro “L’Osservatore Romano” saiu no dia 1º de julho de 1861, “com a consciência e a vontade de defender e apoiar as razões da Sé Apostólica”, que na época tinha em risco a sua independência. O jornal vespertino “político-religioso” surgiu no contexto da unificação da Itália, que pôs fim ao Estado Eclesial. Hoje, o momento é outro, e o “jornal do Papa”, que é publicado também em edições periódicas em diversas línguas nas diversas partes do mundo, ampliou seu escopo, tendo precisa a sua missão.

“Neste tempo, assinalado com frequência pela falta de pontos de referência e pela remoção de Deus do horizonte de muitas sociedades, também de antiga tradição cristã, o jornal da Santa Sé se apresenta como um “jornal de ideias”, como um órgão de formação e não somente de informação”, escreveu o Papa. Hoje o OR é chamado ao diálogo inter-religioso, assim como a enfrentar os temas bioéticos, culturais e sociais, e também questões das mulheres.

O periódico vaticano sai todos os dias à tarde em versão italiana, além da edição semanal em português, espanhol e outras línguas. Este ano, a oferta de línguas foi ampliada, e o OR passou também a ser publicado em malayalam e impresso diretamente na Índia.

A edição diária, assim como a semanal, está presente on-line nos sites http://www.osservatoreromano.va; ou www.vatican.va.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas