Nova sala dos Museus Vaticanos será aberta amanhã ao público
Roma (Terça-feira, 21-06-2011, Gaudium Press) Foi apresentado na manhã desta terça-feira pelo diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, o novo espaço dos Museus: a “Sala Matisse” dos Museus, dedicada ao único trabalho de cunho sacro desenvolvido pelo pintor francês Henri Matisse. Trata-se da “Cappela del Rosario di Vence”, em Provence, trabalho que completa este ano 60 anos de inauguração.
Na Sala, que a partir de amanhã estará aberta ao público, em mostra estarão os rascunhos preparatórios dos trabalhos, doados há 31 anos para as Coleções Pontifícias pelo filho do pintor, que dedicou a eles os últimos anos de vida, de 1948 a 1952.
Cappela del Rosario di Vence |
A nova “Sala Matisse” está localizada junto às Galerias Pontifícias, no coração da seção dedicada ao Novecento, montada graças ao trabalho da curadora da Coleção d’Arte Contemporanea, Micol Forti, entre o apartamento Borgia e as salas que antecedem o acesso à Capela Sistina. O espaço oferece a visão do cartaz preparatório em tamanho natural para a cerâmica do presbitério; três vitrais coloridos do abside, do coro e da nave; e uma fusão em bronze do Crucifixo para o altar.
A direção dos Museus informou que em breve estará exposta também a primeira tessitura de cinco casulas coloridas e a pequena “maquette dell’alta flèche”, que coroa a Capela. Está sendo aguardado para o outono, por fim, um volume dedicado à Capela e curado pela Livraria Editoria Vaticana, no qual virá publicada uma inédita troca de correspondências entre Matisse e Irmã Agnès de Jesus, que em 1979 doou as preciosas cartas.
Com informações da Rádio Vaticana.
Deixe seu comentário