150 jovens iraquianos participarão do JMJ Madri 2011
Segundo Dom Shlemon, situação ainda instável do Iraque se deve às discordâncias entre os líderes políticos |
Bagdá (Terça-feira, 21-06-2011, Gaudium Press) O Iraque, país cuja religião majoritária é o islamismo, também estará presente na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece no próximo mês de agosto, em Madri. Ao todo, 150 jovens católicos do país prestigiarão o evento, como informou o bispo auxiliar caldeu de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, que ficará responsável pela delegação.
A ida destes jovens iraquianos à Madri só será possível graças a ajuda dos paroquianos da Igreja São José de Bagdá. Em dois encontros realizados no templo religioso, os jovens conseguiram angariar fundos para financiar suas passagens e também as inscrições para o evento. “Isso é muito significativo e mostra uma Igreja local muito viva, não obstante permaneça tensa a situação no país”, disse Dom Shelmon
Ainda sobre o quadro político do Iraque, o prelado afirmou que não existe acordo entre os líderes, tornando difícil a estabilização do país. “A reconstrução procede lentamente, o mercado oferece o necessário, mas o que realmente falta é a unidade. Por isso, os cristãos continuam migrando. Agora que as aulas terminaram, muitas famílias abandonarão o país. Um novo êxodo está às portas”, alertou.
Dom Shlemon fará três catequeses em língua árabe no JMJ Madri 2011. O prelado versará sobre os seguintes temas: “Arraigados em Cristo”; “Firmes na Fé”; e “Testemunhas de Cristo no mundo”.
Com informações da Rádio Vaticano.
Deixe seu comentário