Vaticano divulga programa da visita do Papa a Ancona em setembro
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 21-06-2011, Gaudium Press) O Vaticano divulgou hoje o programa da rápida passagem do Papa Bento XVI por Ancona, cidade da região central da Itália, junto ao Mar Adriático, no dia 11 de setembro. O Santo Padre visitará a cidade para concluir o 25º Congresso Eucarístico Nacional italiano.
Pontífice visitará Ancona no dia 11 de setembro, em razão do 25º Congresso Eucarístico Nacional italiano |
Entre os três encontros que fará está previsto, pela primeira vez, um encontro com jovens noivos. A principal atividade do pontífice em Ancona será a concelebração eucarística no Canteiro Naval da cidade pelo encerramento do Congresso, marcada para as 10 horas locais – o Papa, segundo o cronograma, deve chegar a cidade, vindo de helicóptero de Roma, às 9h15. Ao término da cerimônia, Bento XVI preside a recitação do Angelus e saúda a população local.
Pela tarde, às 13h30, está previsto um almoço do pontífice com os bispos locais, com representantes de trabalhadores locais e com pessoas carentes atendidas pelo Centro Pastoral de Colle Ameno, o qual o próprio pontífice visitará depois para cumprimentar os organizadores da visita. Por volta das 17 horas, o Papa deve encontrar-se com as famílias e os sacerdotes de Ancona na Catedral de São Ciríaco de Ancona. Na ocasião, Bento XVI deverá fazer um discurso.
Hoje de manhã na Sala de Imprensa foi realizada uma coletiva de imprensa sobre a visita. “É a primeira vez que acontece”, falou hoje o bispo de Ancona, Dom Edoardo Menichelli, sobre o encontro do Papa com os jovens noivos. Até agora os Papas encontravam sempre os jovens ou as famílias. Agora, de uma vontade pessoal e pastoral do arcebispo nasceu a ideia de propor ao pontífice um encontro reservado somente para os jovens noivos. Será um encontro em âmbito nacional porque os convites são dirigidos às dioceses italianas.
O encontro com os jovens noivos em Ancona se coloca também no contexto da viagem do Papa à Croácia, por ocasião da primeira Jornada Nacional da Família, e da última visita do pontífice a San Marino, onde reafirmou a importância do matrimônio nos valores cristãos.
“A iniciativa – explicou Dom Menichelli – nasceu de uma ideia minha. Sempre me ocupei do mundo dos apaixonados, dos noivos, da preparação para o matrimônio. Hoje vejo uma expectativa forte e o mundo que olha o matrimônio como uma vocação, manifesta o desejo de ser acompanhado. Nos pareceu uma boa coisa que o Papa pudesse dialogar com eles.”
O encontro com os jovens noivos será às 18h, após o encontro com os sacerdotes e as famílias, e será a última etapa da visita do Papa em Ancona e acontecerá na Piazza del Pebliscito.
O Congresso Eucarístico em Ancona acontecerá durante toda a semana, de 4 a 11 de setembro, e se dividirá em cinco temas: afetividade, fragilidade, trabalho e festa, tradição e cidadania. A previsão é de participação de 300 mil pessoas de todas as dioceses da Itália.
A arquidiocese metropolitana de Ancona-Osimo, por ocasião do Congresso Eucarístico, promove duas mostras: a primeira, “Na Mesa do Senhor. Obras-Primas da arte europeia de Raffaello e Tiepolo”, permanecerá exposta de 2 de setembro de 2011 a 8 de janeiro de 2012 na Mole Vanvitelliana em Ancona; a segunda será um percurso itinerante sobre o tema “Sinais da Eucaristia. Mostras documentários na Metropolitana de Ancona – Osimo”.
A história dos Congressos Eucarísticos na Itália remonta a 1981 e se coloca no contexto do nascimento do Estado italiano unitário. Agora, a 25ª edição acontece no ano do 150° aniversário da unificação da Itália. A primeira vez foi organizado em Nápoles sobre a defesa da eucaristia e de seu culto.
Deixe seu comentário