Igreja da Costa Rica prepara 3º Encontro Nacional de Sacerdotes
San José (Segunda-feira, 17-06-2011, Gaudium Press) A Igreja da Costa Rica realizará de 04 a 07 de julho próximo, no Seminário Nacional de Nuestra Senhora de los Ángeles, em Paso Ancho, na cidade de San José, seu 3º Encontro Nacional de Sacerdotes. Com o lema “Não temas! Não estou eu aqui que sou tua mãe?”, o encontro se propõe a refletir sobre o papel de Maria Mãe de Deus na vida do ssacerdotes, no marco da celebração dos 375 anos da descoberta da imagem de Nuestra Señora de los Ángeles, padroeira do país.
O evento tem também como objetivo geral recordar e ressaltar o papel do sacerdote como “dom de Deus” no mundo, tal como diz a Comissão Nacional do Clero costarriquenho na mensagem em que convida os sacerdotes a participarem do encontro: “Somos chamados a estar entre os homens, Deus nos capacita para atuar e apresentar-se em um mundo em que o ‘inimigo’ não gostaria que o sacerdócio brilhasse novamente”.
Neste sentido, os padres reunidos analisarão especificamente quais têm sido as repercussões do momento atual da Igreja no presbitério, e compartilharão experiências de fraternidade, em especial, no trabalho pastoral e espiritual, para assim desenvolverem, posteriormente, atividades em grupos. Por ocasião do aniversário dos 375 anos da descoberta da imagem da Padroeira da Costa Rica, os sacerdotes participarão de uma peregrinação à Basílica de Nuestra Señora de los Ángeles como “gratidão pelo Dom de Deus.
O 3º Encontro Nacional de Sacerdotes contará com vários convidados especiais, entre eles Dom Eduardo Cháves Sánchez, doutor em História pela Universidade Lumen Christi, Canônico da Basílica de Guadalupe, no México, e autor de diversas obras marianas.
Basílica Nuestra Señora de los Ángeles |
Uma ocasião para refletir sobre o jubileu da Mãe de Deus e Mãe dos sacerdotes
Diferentemente do encontro de sacerdotes realizado em 2010, que esteve marcado pelo Ano Sacerdotal convocado pelo Papa Bento XVI – no evento de 2011, Ano Jubilar Mariano, o Episcopado costarriquenho ressaltará Maria, que como Mãe de Deus tem uma especial predileção pelos sacerdotes.
As comemorações pelos 375 anos de descoberta da imagem de Nuestra Señora de los Ángeles começaram há cerca de um ano, mais especificamente, em 18 de julho de 2010, e terminarão no próximo mês de agosto. Neste ano, as homenagens tiveram início com a abertura da Porta Santa na Basílica de Nuestra Señora de los Ángeles.
Com informações da Conferência Episcopal da Costa Rica.
Deixe seu comentário